Imprimir

Mulheres vítimas de violência - Everyday and Everywhere.

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA) apresentou os resultados do maior estudo feito até agora sobre a violência contra as mulheres, revelando a extensão dos abusos sofridos em casa, no trabalho, em público e virtualmente. O relatório expõe a violência contra as mulheres adultas e a violência física e sexual sofrida pelas mulheres na infância. 

O estudo revela que 33% das mulheres dos 28 Estados-Membros da União Europeia (UE) são vítimas de violência física e/ou sexual desde os 15 anos de idade, que 7% das mulheres - cerca de 13 milhões - destes 28 Estados-Membros da UE sofreram violência física e que 1 em cada 20 mulheres - 5% - foi vítima de violação desde os 15 anos de idade. 

O relatório indica que 67% das mulheres vítimas de violência não reportaram o incidente de maior gravidade à polícia ou a uma organização de apoio à vítima, sendo que se evidencia que as mulheres vítimas de violência não chegam a ter contacto com o sistema de justiça ou outros serviços. 

Agencia Direitos Fundamentais Uniao Europeia O inquérito perscrutou, sobretudo, as experiências de violência física, sexual e psicológica - incluindo a violência doméstica - das mulheres, mas também a perseguição e o assédio sexual, assim como o papel das novas tecnologias no abuso de mulheres. O inquérito também se debruçou sobre as experiências de violência na infância. 

Os principais resultados decorrentes das respostas obtidas nos 28 Estados-Membros da UE mostram que:

Para este estudo foram entrevistadas mais de 42 mil mulheres nos 28 Estados-Membros da UE, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade no momento da entrevista. Todas as entrevistadas foram selecionadas aleatoriamente e os resultados da pesquisa são representativos tanto a nível da UE como a nível nacional. 

A violência contra as mulheres é uma violação dos direitos fundamentais das mulheres no que diz respeito à dignidade e igualdade. Impõem-se medidas destinadas a combater e prevenir a violência contra as mulheres ao nível da União Europeia e a nível nacional. 

Acesso ao pdfestudo da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

Contactos de instituições de apoio, encaminhamento e protecção às vítimas de violência em Portugal.

Fonte e mais informação no site da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA).


4000 Caracteres remanescentes