Imprimir

O implante contraceptivo subcutâneo não impede o contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Sabias que o implante contraceptivo subcutâneo não impede o contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis?

O implante subcutâneo (intra-dérmico) é um método contraceptivo muito eficaz para prevenir uma gravidez, podendo ser utilizado sozinho sem a necessidade de recorrer a métodos contraceptivos adicionais. No entanto, ele não protege as infecções sexualmente transmissíveis (IST), onde só o preservativo é comprovadamente eficaz.

Existe desde 2002 em Portugal e consiste num pequeno tubo que é colocado na parte interna do braço, subcutaneamente, com recurso a anestesia, devendo ficar perfeitamente localizável. Actua por um período de três anos, podendo ser substituído ou, em caso de haver vontade de engravidar, retirar-se em qualquer altura para que a fertilidade seja retomada. Com este método as menstruações são mais escassas, podendo ocorrer ausência de períodos menstruais (amenorreia).


Maria
Aparelho no braco
Eu tenho o aparelho no braco ha nove anos claro que tres em tres anos mudo , mas agora veio me a menstruacao , e isto é grave? porque desde que o tenho nunca me tinha vindo , mas agora veio me. Sera que me pode responder a esta questao.
Ana Sofia Pereira
Implante no braço
Olá boa tarde passo a validade do meu implante, tive relações sexuais com o meu companheiro gostaria de saber saber se há possibilidade de engravidar?? Obrigada/o
Beatriz Madeira
Sim, os prazos de validade indicam o prazo em que o material se começa a degradar e/ou em que deixa de ter o efeito desejado...
Anónimo
Gravidez
Boa noite, tenho uma duvida!
Eu tive relações com o meu namorado e ele veio qe e dentro de mim.. Pus o implante a 8 dias, posso estar gravida?

Shizlley
Implante
Ola, se caso puseste o Implante no tempo do ciclo menstrual nao estas gravida, mas faca um teste Para tirar as Duvidas.
marta gomes
implanon
ola boa tarde, tenho uma duvida vai fazer um ano que o meu inplanon passou a validade, so tenho consulta para maio ultimamente nao me tenho andado a sentir bem, doi me muito os peitos e estao maiores, doi me mais o peito do lado do inplanon, aumento de peso entre outras coisas, nao consigo ver se tenho mestruacao atrasada porque desde quye pos o implanon nunca foi regular, tenho uma vida sexual activa sera que os sintomas que apresento sera do inplanon ja ter passado a validade?
Carina Lourenco
sobre o inplanon
ola tenho o inplante a 4 meses e ainda nao me veio a mestruacao sera k estou gravida... eu sinto me com tonturas. com bastante azía devez em quando. e tambem engordei e a minha barriga tambem cresceu um bokadinho... espero por uma resposta em breve
ANA
inplanom
Boa noite. Tenho o inplanom no braco ha 3 anos e tres meses a validade terminou a 21 de outubro de 2015... tenho tentado consultas ( plo qual ainda nao consegui) para o retirar porque tambem quero engravidar... a questao e que 1 mes depois de ter terminado a validade a menstruação veio a dia 11dde novembro a 6 de dezembro e em janeiro veio dia 11....este mes de fevereiro vamos a dia 16 e ainda nao apareceu A menstruação, eu faco relações com o meu marido frequentemente . Sera que posso estar gravida?? Eu me sinto diferente com mais apetite mais sono... o apetite eu acho estranho porque eu era muito dificil de fazer digestão ate tive qe fazer medicação para ajudar a fazer digestão e agora faco muito bem a digestão e nao fico indesposta... agrdeco que me consiga indesposta ajudar a perceber e a saber o qe possoffazerr...
Daniela alexandra gomes
Gravidez com implante
Eu tenho implante, mas tenho andado com alguns sintomas de gravidez, enjoos matinais, tonturas.
Sou fumadora e ate o cheiro do tabaco me enjoa, nao chego é :normal:a vomitar.

Fabia
Implanon fora da validade
Boa noite! Tenho o implanon fez agora 3 anos , tinha que o retirar agora mas estou a espera da consulta , e já tive relações com o meu marido , sera que posso engravidar?
Eline da Silva
dúvida
kira disse:
<head><link rel="stylesheet" type="text/css" href="https://maxcdn.bootstrapcdn.com/font-awesome/4.3.0/css/font-awesome.min.css">tenho implante a 1 ano mas estes ultimos meses a mestruaçao nao esta normal e este ultimo so estive 3 dias .. tenho estado com muita fome e enjoo muito facil tenho apetites subitos ,, mas gostava mesmo de saber se o implante e seguro 100€ ou e possivel engravidar a mesma

maria
dor no implante
Bom dia,

Coloquei o implante há uma semana e continuo com muitas dores locais e ao mexer o braço ainda é pior. É normal?

kira
posso engravidar com o implante \'
tenho implante a 1 ano mas estes ultimos meses a mestruaçao nao esta normal e este ultimo so estive 3 dias .. tenho estado com muita fome e enjoo muito facil tenho apetites subitos ,, mas gostava mesmo de saber se o implante e seguro 100€ ou e possivel engravidar a mesma
Sofia
Olá sou a Sofia
Olá, sou a Sofia.
Eu fiquei grávida e tive que fazer um aborto, depois do aborto meti um implante dia 19/02/13, depois disso apareceu-me uma mancha no braço disseram-me que era normal devido ao implante.
Depois dessa data até hoje dia 18/09/14 começou-me a dar sintomas de má disposição, dores no braço a mão do braço esquerdo onde tenho o implante a ficar fria, e um pouco dormente.
Estou com medo do que possa ter já marquei uma consulta com a Doutora que me colocou o implante para dia 30/09/14 mas ainda faltam alguns dias, tenho medo do que possa ter e entretanto já fiz dois teste de gravidez e deram os dois negativos, será que me poderia ajudar? agradeço muito a sua resposta .
Cumprimentos.
Sofia.

sandra
implante
Ola
tenho 21 anos. tou a usar implante a 2anos.
eu nuca tive problemas com isso mas um mês atrás tenho estado com sensaçoes e sintomas muito estranhas será que eu posso estar gravida ou isso é normal. Aguardo pela vossa resposta.
Obrigada

julia
implante
Boa tarde
Usei implante durante 1,5 ano. retirei ha 2 semanas e aparentemente correu bem porem quando toco no braco ainda sinto como se o implante estivesse la. Sera que a enfermeira nao o removeu ou deixou ficar algo? mas durante a remocao a enfermeira mostrou o implante retirado (eram 2 tal como foram colocados)

Agora fica a duvida, sera que ela me enganou ou e algum edema devido o tempo que usei o implante?

NB. Nao tenho dor nenhuma no local onde tinha o implante

VERA SEMEDO
COMO POSSO ENGRAVIDAR
olá boa noite. tirei o meu inplante a 23 dias porque quero engravidar.... tive relações sem camisinha e nestes dias estava a sentir como se tivesse gravida , mas fui fazer o teste deu negativo.... como posso fazer para engravidar quero muito engravidar tive 3 anos com inplante tirei e voltei a meter fiquei 2 anos e tirei no dia 9 de agosto. como faço para engravidar há algum remedio que eu possa tomar ou qualquer coisa? ajuda por favor
marisa
olá , retirei o implante em Setembro do ano passado para engravidar mais até agora não aconteceu ...estou cheia de medo de não poder engravidar mais !!!
Quero muito engravidar mais não estou a conseguir .retirei o implante em Setembro e ainda não consegui .o que faço?
Alice Costa
Olá Marisa!

Esperamos que, entretanto, tenhas conseguido alcançar o teu objetivo.

Caso não tenhas conseguido, também não é sinal de alarme... uma gravidez, numa mulher saudável, pode levar entre 6 e 18 meses a concretizar-se. Se usavas implante poderá levar algum tempo até que o teu corpo se "restabeleça" e encontre o equilíbrio hormonal necessário à gravidez.

O que te sugerimos: se, depois de 18 meses (1,5 ano), ainda não conseguiste engravidar, então consulta o teu médico assistente/de família ou ginecologista para falarem sobre o assunto e, se calhar, então, fazerem testes de fertilidade e exames para verificar se "está tudo em ordem", ou não.

keli cristina da silva deufelix
implante subcutâneo
gostaria de saber se e recomendado pois sou operada mais sangro muito nos dois primeiros dias e quanto custa.
Alice Costa
Olá Keli!

Quanto às questões que colocas, apenas o teu médico assistente / de família ou ginecologista te podem responder.

A adequação/recomendação para cada pessoa pode variar consoante histórico e condições de saúde.

Rubia Peixoto
Duvidas sobre meu implante
Gostava de saber se apos o aborto o implante é seguro na mesma, pf me respondam obg pela atenção.
Alice Costa
Olá Rubia,
O Implante Contraceptivo é um método hormonal de longa duração com um nível de eficácia muito elevada, com a duração de 3 anos. É um dos método que pode ser utilizado após uma interrupção de gravidez, podendo ser imediatamente colocado, pelo que podes ficar tranquila. Regra geral, a sua colocação é feita entre o 1º e o 5º dia do ciclo menstrual. Caso seja colocado numa outra fase do ciclo menstrual deve ser utilizado um método de contracepção barreira durante 7 dias, de modo a que seja assegurada a sua eficácia. Para o efeito deves consultar o teu médico/a assistente ou ires a uma consulta de Planeamento familiar no teu Centro de Saúde. Caso necessário podes sempre voltar a escrever. A Equipa Sabias Que.

ana
implante
ariana disse:
coloquei no dia 27/03/2012 o aparelho no braço, e gostava de saber quanto tempo tenho que esperar para ter relações normais sem camisinha? há alguma medicação que corte o efeito do aparelho?aguardo rapidamente a vossa resposta ,pois estou ansiosa beijinhos...

Alice Costa
Olá Ariana,

Caso o implante contraceptivo tenha sido colocado durante a menstruação ficas logo protegida, caso tenha sido noutra altura do ciclo, a protecção começa após 7 dias.

No que respeita à toma de medicamentos, o ideal é confirmares sempre se a protecção é alterada na altura da prescrição médica, ou então podes enviar-nos o nome do medicamento/composto activo para que te possamos dizer se existe ou não perca de eficácia contracetiva.

De acordo com informações do site da Direcção Geral de Saúde alguns dos compostos activos/medicamentos que podem interferir com o Implante são hidantoínas, barbitúricos, primidona, griseofulvina, carbamazepina.

Até breve!
A Equipa Sabias Que

4000 Caracteres remanescentes