Skip to main content
Modern computer setup

Como instalar o Linux no Windows com o VirtualBox

Quer experimentar o Linux sem precisar formatar o seu PC ou criar uma partição? Neste artigo, vamos mostrar como instalar o Linux no Windows com o VirtualBox, um programa que permite criar e executar máquinas virtuais no seu computador.

O que é o VirtualBox?

O VirtualBox é um software de virtualização que lhe permite criar e executa sistemas operativos diferentes dentro do seu sistema operativo principal. Por exemplo, pode criar uma máquina virtual com o Linux e executá-la dentro do Windows, sem afetar o funcionamento do seu PC. Assim, pode testar, aprender e usar o Linux sem precisar alterar o seu disco rígido ou reiniciar o seu computador.

O VirtualBox é gratuito e está disponível para Windows, Linux, Mac e Solaris. Você pode baixar o VirtualBox no site oficial[^1^].

O que é o Linux?

O Linux é um sistema operativo de código aberto, que é usado por milhões de pessoas em todo o mundo. O Linux é conhecido pela sua estabilidade, segurança, flexibilidade e variedade de distribuições. As distribuições são versões do Linux que têm características, interfaces e aplicativos diferentes. Algumas das distribuições mais populares são o Ubuntu, o Mint, o Debian, o Fedora e o Arch.

O Linux é gratuito e pode ser instalado em qualquer tipo de computador, desde desktops e notebooks até smartphones e servidores. Pode descarregar o Linux no site oficial de cada distribuição. Neste artigo, vamos usar o Ubuntu como exemplo, mas pode escolher a distribuição que preferir.

Como instalar o Linux no Windows com o VirtualBox?

Para instalar o Linux no Windows com o VirtualBox, vai precisar de:

  • • Um computador com Windows 10 ou 11 e pelo menos 4 GB de memória RAM e 20 GB de espaço livre no disco rígido.
  • • O VirtualBox instalado no seu computador.
  • • A imagem ISO do Linux que quer instalar. Neste caso, vamos usar o Ubuntu 20.04 LTS, que você pode baixar no site oficial.

Depois de ter os requisitos necessários, siga os passos abaixo para instalar o Linux no Windows com o VirtualBox:

  1. Abra o VirtualBox e clique em "Novo" para criar uma nova máquina virtual. Dê um nome à máquina virtual, escolha "Linux" como tipo e "Ubuntu" como versão. Clique em "Próximo".
  2. Escolha a quantidade de memória RAM que quer alocar para a máquina virtual. Recomenda-se usar pelo menos 2 GB de RAM. Clique em "Próximo".
  3. Escolha a opção "Criar um disco rígido virtual agora" e clique em "Criar".
  4. Escolha o tipo de arquivo do disco rígido virtual. Recomenda-se usar o formato "VDI (VirtualBox Disk Image)". Clique em "Próximo".
  5. Escolha o tipo de alocação do disco rígido virtual. Recomenda-se usar a opção "Dinamicamente alocado", que permite que o disco cresça conforme a necessidade até um limite máximo. Clique em "Próximo".
  6. Escolha o tamanho do disco rígido virtual. Recomenda-se usar pelo menos 10 GB de espaço. Clique em "Criar".
  7. Selecione a máquina virtual que acabou de criar e clique em "Configurações". No separador "Sistema", verifique se a opção "Ativar PAE/NX" está marcada. No separador "Vídeo", ajuste a memória de vídeo para pelo menos 128 MB e marque a opção "Ativar Aceleração 3D". No separador "Armazenamento", selecione o controlador IDE e clique no ícone de CD. Clique em "Escolher um disco óptico virtual" e selecione a imagem ISO do Linux que descarregou. Clique em "OK".
  8. Inicie a máquina virtual e aguarde o carregamento do Linux. Escolha o idioma e clique em "Instalar o Ubuntu". Siga as instruções no ecrã para configurar o Linux, como fuso horário, layout do teclado, nome de utilizador e senha. Escolha a opção "Apagar disco e instalar o Ubuntu" e clique em "Instalar agora". Confirme as alterações e aguarde a instalação terminar.
  9. Reinicie a máquina virtual e remova a imagem ISO do drive de CD. Faça o login com o seu nome de utilizador e senha e aproveite o Linux no Windows com o VirtualBox.

 

#Linux #Windows #VirtualBox #MáquinaVirtual #Instalação #Ubuntu #Tutorial #Dicas #PassoAPasso #Gratuito

Linux, Windows

  • Criado em .

1000 carateres remanescentes