Skip to main content

Ossmeter: uma plataforma para avaliar, monitorar e comparar software de código aberto

O software de código aberto (OSS) é aquele que tem o seu código-fonte disponível para qualquer pessoa usar, modificar e distribuir livremente. O OSS oferece muitas vantagens, como maior qualidade, segurança, flexibilidade e inovação. No entanto, também apresenta alguns desafios, como a dificuldade de encontrar, escolher e acompanhar os pacotes e as comunidades OSS que satisfaçam as necessidades dos utilizadores e dos programadores.

Para resolver esses desafios, surgiu o projeto Ossmeter, uma iniciativa europeia de investigação que envolveu sete parceiros académicos e industriais. O objetivo do projeto foi desenvolver uma plataforma que permitisse aos utilizadores e programadores de OSS avaliar e comparar pacotes e comunidades OSS de forma automática e eficiente, utilizando um conjunto extenso de medidas, reduzindo assim o tempo necessário para realizar avaliações e tomar decisões.

A plataforma Ossmeter é composta por três componentes principais:

  • O recolhedor de dados, que é responsável por extrair informações relevantes dos repositórios de código-fonte, dos sistemas de controlo de versão, dos sistemas de rastreio de erros, dos fóruns de discussão e das redes sociais relacionados aos pacotes e às comunidades OSS.
  • O analisador de dados, que é responsável por aplicar técnicas avançadas de análise estática e dinâmica do código-fonte, de análise da qualidade do software, de análise da evolução do software e de análise das comunidades OSS.
  • O visualizador de dados, que é responsável por apresentar os resultados da análise numa interface web interativa e amigável, que permite aos utilizadores explorar, filtrar, ordenar e comparar os pacotes e as comunidades OSS com base em vários critérios.

A plataforma Ossmeter oferece vários benefícios para os utilizadores e programadores de OSS, tais como:

  • Aumentar a confiança na escolha dos pacotes OSS mais adequados para os seus projetos ou necessidades.
  • Facilitar a compreensão do estado atual e da tendência futura dos pacotes e das comunidades OSS.
  • Identificar os pontos fortes e fracos dos pacotes e das comunidades OSS em termos de qualidade, saúde, impacto e atividade.
  • Apoiar a melhoria contínua dos pacotes e das comunidades OSS com base em feedbacks objetivos e transparentes.

A plataforma Ossmeter está disponível gratuitamente para uso público no site [www.ossmeter.org], onde é possível aceder aos dados e às análises de mais de 500 pacotes OSS de diferentes domínios e linguagens. Além disso, o código-fonte da plataforma também está disponível no GitHub, permitindo que qualquer pessoa possa contribuir ou adaptar a plataforma para as suas próprias necessidades.

Conclusão

O Ossmeter é um projeto de investigação que desenvolveu uma plataforma para ajudar utilizadores e programadores de software de código aberto a avaliar e comparar pacotes e comunidades OSS de forma automática e eficiente. A plataforma utiliza um conjunto extenso de medidas para analisar vários aspetos do software e das comunidades OSS, como qualidade, saúde, impacto e atividade. A plataforma apresenta os resultados da análise numa interface web interativa e amigável, que permite aos utilizadores explorar, filtrar, ordenar e comparar os pacotes e as comunidades OSS com base em vários critérios. A plataforma Ossmeter oferece vários benefícios para os utilizadores e programadores de OSS, como aumentar a confiança na escolha dos pacotes OSS mais adequados, facilitar a compreensão do estado atual e da tendência futura dos pacotes e das comunidades OSS, identificar os pontos fortes e fracos dos pacotes e das comunidades OSS e apoiar a melhoria contínua dos pacotes e das comunidades OSS. A plataforma Ossmeter está disponível gratuitamente para uso público no seu site e o código-fonte da plataforma está disponível no GitHub. Esperamos que este artigo tenha sido útil para si.

 

#Ossmeter #Software #CódigoAberto #Avaliação #Comparação #Monitoramento #Medição #Análise #Plataforma #Pesquisa

  • Criado em .

1000 carateres remanescentes