Podes aumentar a velocidade do Windows Vista?

Votos de utilizador:  / 4
FracoBom 

Para isso basta seguir alguns passos simples!...

Antes de seguir os passos apresentados, é necessário confirmar se não estás a utilizar os serviços que estão a ser desligados...

Adiciona mais memória

A maneira mais simples de melhorar o desempenho do teu computador é adicionar mais memória (RAM) – 1 GB (1024 MB) é o mínimo recomendado, mas quanto mais o teu sistema suportar ou quanto mais puderes pagar melhor. Mais memória é sempre bem-vinda.

Desliga o Serviço de Indexação de Arquivos

O Windows Vista revê constantemente arquivos no seu sistema para que os conteúdos estejam disponíveis na pesquisa rápida. A ideia é boa, mas tem um impacto negativo no rendimento do sistema.

Para desactivar este serviço:
  • Clique com o botão direito no Drive C:
  • Na opção Geral, desmarca a opção Indexar disco para facilitar a pesquisa de ficheiros
  • Na caixa de diálogo que vem a seguir, escolhe Incluir subpastas e arquivos

Desliga a Compactação Diferencial Remota

A Compactação Diferencial Remota mede as alterações de ficheiros na rede para transferí-los com uma largura de banda mínima se o ficheiro inteiro já foi movido. Por fazer isso constantemente, este serviço reduz o rendimento do computador. Se não fizeres alterações de arquivos pela rede, o melhor é desligar o serviço.

Para desligar este serviço:
  • Abra o Painel de Controlo
  • Entra em Programas e Recursos
  • Clica em Activar ou Desactivar Recursos do Windows
  • Desmarca a opção Compactação Diferencial Remota

Desliga a Operação Automática do Windows Defender

A protecção em tempo real do Windows Defender contra malware continua a funcionar apesar dessa opção automática ser desligada.

Para desligar este recurso:
  • Abre o Painel de Controle
  • Selecciona Windows Defender
  • Escolhe Ferramentas no menu
  • Selecciona Opções
  • Desmarca a opção Iniciar Automaticamente na parte de baixo da janela

Desliga a Desfragmentação Automática de Disco

A Desfragmentação Automática de Disco do Windows Vista é pouco necessária, e pode causar lentidão do sistema. A desfragmentação era sobretudo útil na altura em que o espaço em disco era em utilizado em taxas muito elevadas (os discos estavam frequentemente com mais de 95% de espaço ocupado). Podes fazer a desfragmentação manualmente de vez em quando.

Para desligar  a desfragmentação automática:
  • Clica com o botão direito no Drive C:
  • Clica na opção Ferramentas
  • Clica em Desfragmentar Agora
  • Desmarca a opção Executar Seguindo um Agendamento

Adiciona uma Drive USB de 2GB ou mais para desfrutar das vantagens do Windows Ready (Memória Cache Adicional)

Ready Boost é o nome dado pela Microsoft para a utlização de um Pen Drive USB afim que o sistema utilize mais memória RAM, e fique mais rápido. O Ready Boost pode melhorar significativamente a velocidade do sistema.

Para utilizar este recurso:
  • Insere um Drive USB
  • Clica em Iniciar e depois em Computador
  • Clica com o botão direito no Drive USB
  • Selecciona a opção Ready Boost
  • Escolhe Usar este dispositivo
  • Escolhe quanto espaço queres utilizar de RAM e armazenamento

Faz upgrade aos drivers

Alguns updates de drivers – especialmente os das placas de vídeo e chipsets – podem melhorar a performance. Verifca regurlarmente os fabricantes do teu PC, da tua placa-mãe ou da tua placa de vídeo para ver se existem drivers novos.

Torne os drivers externos mais rápidos

Estás desapontado com a lentidão dos dispositivos externos USB e Firewire, quando comparados ao drive interno? Não te preocupe mais: exata é um novo standard que oferece uma performance para os dispositivos externos equivalente à dos dispositivos internos. Vais precisar apenas de um acesso para uma porta exata – alguns computadores modernos trazem, mas em muitos casos será preciso comprar uma placa plug-in (PCI ou PCI-Express) com o teu drive.

Torna a tua rede mais rápida

Ligações sem fios são mais lentas que as ligações via cabo, portanto, não faças o teu computador ficar sem fios, a menos que precises. Nesse caso, procura  equipamentos com a norma 802.11n para melhor alcance e velocidade. Lembra-te que quanto mais distante estiver o ponto de acesso mais lenta a ligação será. Para transferir arquivos grandes de um PC para outro tenta colocá-los o mais próximo possível ou até mesmo ligá-los ao router para obter a máxima velocidade de transferência.

Dá força ao disco rígido

Muitos computadores vêm equipados com disco rígido SATA, mais rápidos que os anigos IDE. Se o teu computador for portátil ou estiver ligado a um dispositivo UPS (Uninterruptible Power Supply) podes acelerar o desempenho alterando as configurações avançadas. Clica em Iniciar -> Painel de Controlo -> Sistema e Manutenção -> Gestor de Dispositivos, abre a secção de drivers de disco, clica com o botão direito do rato no disco rígido, escolhe Propriedades -> opção Policies (a segunda da esquerda para e direita). Selecciona a caixa para activar a performance avançada e clica OK.

 


Claudio Community Builder Avatar   30.03.2009 (23:26:03)
30 Sim Não

ótimas dicas funcionaram muito bem aqui, muito obrigado pelo tutorial.

 
 
       
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas