Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Recorrer à leitura de comentários e/ou críticas online para perceber se um produto ou serviço poderá ir ao encontro das nossas necessidades e expectativas é um procedimento já adotado por muitas pessoas. 

Segundo o Greensavers, os comentários/críticas online podem influenciar uma compra, seja por critérios de qualidade, conforto, preço ou, por exemplo, relacionados com questões ambientais.

Segundo o Mashable, "um estudo de 2012 revelou que 57% dos frequentadores de restaurantes olhava para os comentários online antes de reservar um local e 90% disse que os comentários positivos influenciavam a sua escolha.".

Quer se trate de produtos do dia-a-dia ou engenhos tecnológicos ou serviços de todo o tipo, os comentários disponíveis online definem uma "nova forma de escolher a compra" que poderá ser suportada em críticas feitas por outros consumidores. 

O Greensavers alerta, no entanto, que "é necessário perceber que muitos destes comentários são falsos – são lá colocados por amantes ou detractores de uma certa marca ou empresa, ou até pelos próprios proprietários, no caso de restaurantes ou hotéis.". 

O Greensavers cita o Mashable numa lista de dicas que podem ajudar os consumidores a "perceber que um determinado comentário ou crítica é verdadeiro ou falso.". Eis a lista das dicas para que não venha a sentir-se enganado: 

  1. O comentador não escreveu nenhuma outra crítica - Há quem ame ou odeie tanto um determinado produto ou serviço que se dá ao trabalho de escrever um único comentário online, dando o seu ponto de vista claramente exagerado. 

  2. O comentador coloca várias críticas com o mesmo tipo de linguagem - Se o comentador colocou 30 críticas, todas com as mesmas palavras ou expressões, então estas são falsas e o comentador preguiçoso ou com falta de tempo.

  3. A linguagem é muito específica - Quando alguém vai ao detalhe de falar no produto X, modelo Y, que tem as funções Z e K, então o mais provável é que esse comentador seja falso. Sobretudo se repetir este tipo de linguagem no texto. 

  4. Demasiado entusiasmo - Ponha-se no lugar de um comentador: foi a um determinado hotel ou restaurante, e saiu de lá satisfeito. Era capaz de seguir imediatamente para o computador e escrever 2.000 caracteres de crítica positiva exacerbada?

  5. Um comentário a um hotel que se centra na família e actividades - Nas brochuras promocionais, os hotéis fazem questão de destacar os seus programas para a família e outras actividades de lazer, mas se uma crítica online incidir nestes tópicos, provavelmente será falsa.

  6. Conheça as pessoas - Muitos dos sites levam os utilizadores para redes sociais ou outros sites. Veja se o comentador tem Facebook ou Twitter. Caso não tenha, desconfie sempre.

4000 Caracteres remanescentes


Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

Comentários Recentes

Tiago Oliveira
1 dia 9 horas

Trabalho numa empresa à cerca de 16 anos, comecei por assinar um contrato a termo certo que se foi renovando até ficar a ef ...

Vitor Manuel Vitorino Patricio
3 dias 10 horas

preciso com urgencia de documento da Segurança Social ,por isso tenho preciso rapidamente da passe para aceder a seg.social ...

Anónimo
4 dias 9 horas

Gostava de saber onde posso apresentar queixa de uma imigrante ilegal que esta no nosso pais a mais de um ano, sem trabalho, ...

Pamela
4 dias 20 horas

Bom dia morei em portugal alguns anos e cuidei de um tetraplegico. Logo me casei com ele e continuei cuidando e ganhando sala ...

João Pedro Gonçalves
5 dias 20 horas

Caro Sr. Manuel Saraiva, Para poder ajudá-lo preciso de saber qual é a sua categoria profissional e de ver o contrato. Se ...