Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Para isso basta seguir alguns passos simples!...

Antes de seguir os passos apresentados, é necessário confirmar se não estás a utilizar os serviços que estão a ser desligados...

Adiciona mais memória

A maneira mais simples de melhorar o desempenho do teu computador é adicionar mais memória (RAM) – 1 GB (1024 MB) é o mínimo recomendado, mas quanto mais o teu sistema suportar ou quanto mais puderes pagar melhor. Mais memória é sempre bem-vinda.

Desliga o Serviço de Indexação de Arquivos

O Windows Vista revê constantemente arquivos no seu sistema para que os conteúdos estejam disponíveis na pesquisa rápida. A ideia é boa, mas tem um impacto negativo no rendimento do sistema.

Para desactivar este serviço:
  • Clique com o botão direito no Drive C:
  • Na opção Geral, desmarca a opção Indexar disco para facilitar a pesquisa de ficheiros
  • Na caixa de diálogo que vem a seguir, escolhe Incluir subpastas e arquivos

Desliga a Compactação Diferencial Remota

A Compactação Diferencial Remota mede as alterações de ficheiros na rede para transferí-los com uma largura de banda mínima se o ficheiro inteiro já foi movido. Por fazer isso constantemente, este serviço reduz o rendimento do computador. Se não fizeres alterações de arquivos pela rede, o melhor é desligar o serviço.

Para desligar este serviço:
  • Abra o Painel de Controlo
  • Entra em Programas e Recursos
  • Clica em Activar ou Desactivar Recursos do Windows
  • Desmarca a opção Compactação Diferencial Remota

Desliga a Operação Automática do Windows Defender

A protecção em tempo real do Windows Defender contra malware continua a funcionar apesar dessa opção automática ser desligada.

Para desligar este recurso:
  • Abre o Painel de Controle
  • Selecciona Windows Defender
  • Escolhe Ferramentas no menu
  • Selecciona Opções
  • Desmarca a opção Iniciar Automaticamente na parte de baixo da janela

Desliga a Desfragmentação Automática de Disco

A Desfragmentação Automática de Disco do Windows Vista é pouco necessária, e pode causar lentidão do sistema. A desfragmentação era sobretudo útil na altura em que o espaço em disco era em utilizado em taxas muito elevadas (os discos estavam frequentemente com mais de 95% de espaço ocupado). Podes fazer a desfragmentação manualmente de vez em quando.

Para desligar  a desfragmentação automática:
  • Clica com o botão direito no Drive C:
  • Clica na opção Ferramentas
  • Clica em Desfragmentar Agora
  • Desmarca a opção Executar Seguindo um Agendamento

Adiciona uma Drive USB de 2GB ou mais para desfrutar das vantagens do Windows Ready (Memória Cache Adicional)

Ready Boost é o nome dado pela Microsoft para a utlização de um Pen Drive USB afim que o sistema utilize mais memória RAM, e fique mais rápido. O Ready Boost pode melhorar significativamente a velocidade do sistema.

Para utilizar este recurso:
  • Insere um Drive USB
  • Clica em Iniciar e depois em Computador
  • Clica com o botão direito no Drive USB
  • Selecciona a opção Ready Boost
  • Escolhe Usar este dispositivo
  • Escolhe quanto espaço queres utilizar de RAM e armazenamento

Faz upgrade aos drivers

Alguns updates de drivers – especialmente os das placas de vídeo e chipsets – podem melhorar a performance. Verifca regurlarmente os fabricantes do teu PC, da tua placa-mãe ou da tua placa de vídeo para ver se existem drivers novos.

Torne os drivers externos mais rápidos

Estás desapontado com a lentidão dos dispositivos externos USB e Firewire, quando comparados ao drive interno? Não te preocupe mais: exata é um novo standard que oferece uma performance para os dispositivos externos equivalente à dos dispositivos internos. Vais precisar apenas de um acesso para uma porta exata – alguns computadores modernos trazem, mas em muitos casos será preciso comprar uma placa plug-in (PCI ou PCI-Express) com o teu drive.

Torna a tua rede mais rápida

Ligações sem fios são mais lentas que as ligações via cabo, portanto, não faças o teu computador ficar sem fios, a menos que precises. Nesse caso, procura  equipamentos com a norma 802.11n para melhor alcance e velocidade. Lembra-te que quanto mais distante estiver o ponto de acesso mais lenta a ligação será. Para transferir arquivos grandes de um PC para outro tenta colocá-los o mais próximo possível ou até mesmo ligá-los ao router para obter a máxima velocidade de transferência.

Dá força ao disco rígido

Muitos computadores vêm equipados com disco rígido SATA, mais rápidos que os anigos IDE. Se o teu computador for portátil ou estiver ligado a um dispositivo UPS (Uninterruptible Power Supply) podes acelerar o desempenho alterando as configurações avançadas. Clica em Iniciar -> Painel de Controlo -> Sistema e Manutenção -> Gestor de Dispositivos, abre a secção de drivers de disco, clica com o botão direito do rato no disco rígido, escolhe Propriedades -> opção Policies (a segunda da esquerda para e direita). Selecciona a caixa para activar a performance avançada e clica OK.

 

Claudio
30
ótimas dicas funcionaram muito bem aqui, muito obrigado pelo tutorial.

4000 Caracteres remanescentes


Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

Comentários Recentes

Tiago Oliveira
1 dia 9 horas

Trabalho numa empresa à cerca de 16 anos, comecei por assinar um contrato a termo certo que se foi renovando até ficar a ef ...

Vitor Manuel Vitorino Patricio
3 dias 10 horas

preciso com urgencia de documento da Segurança Social ,por isso tenho preciso rapidamente da passe para aceder a seg.social ...

Anónimo
4 dias 8 horas

Gostava de saber onde posso apresentar queixa de uma imigrante ilegal que esta no nosso pais a mais de um ano, sem trabalho, ...

Pamela
4 dias 20 horas

Bom dia morei em portugal alguns anos e cuidei de um tetraplegico. Logo me casei com ele e continuei cuidando e ganhando sala ...

João Pedro Gonçalves
5 dias 19 horas

Caro Sr. Manuel Saraiva, Para poder ajudá-lo preciso de saber qual é a sua categoria profissional e de ver o contrato. Se ...