O que é a norma Posix 1003.2

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O POSIX 1003.2 é uma norma para Shell e Utilitários desenvolvida pelo grupo de trabalho do IEEE 1003.2 (POSIX.2). O foco desta norma é a interface de interpretação de comandos e os programas utilitários executados frequentemente na linha de comando ou por outros programas. Uma versão inicial da norma foi aprovada e publicada pelo IEEE e está em actualização.

 

Esta norma tem impacto nos aspectos do comportamento dos shells definidos pelo POSIX.2. A linguagem de comandos dos shells foi normalizada, incluindo o controlo de fluxos, o redireccionamento do I/O e o pipelining, o processamento dos argumentos, a gestão de variáveis, a utilização de aspas, e as expressões regulares.

A normalização dos shells e utilitários tem como consequência uma simplificação da sua utilização pelos administradores de sistemas e programadores. Pois, desta forma, independentemente da versão de sistema operativo ou plataforma do shell ou utilitário utilizado o seu comportamento será igual.

Com isto, um script poderá ser utilizado em diferentes shells (desde que utilize apenas as funcionalidades da norma POSIX 1003.2): deixa de ser necessário desenvolver o script para cada tipo de shell. Ou seja, a produtividade é significativamente aumentada.

A qualidade é normalmente um objectivo e também um resultado da normalização.

Pode-se naturalmente considerar o desenvolvimento de scripts como programação ou desenvolvimento de software. No entanto, a linguagem de programação shell e utilitários definidos nesta norma têm limitações consideráveis. Para o desenvolvimento de aplicações com alguma complexidade recomenda-se a utilização de outras linguagens de programação como o Java, o C/C++, o PHP, entre outros.

4000 Caracteres remanescentes


Username e Password

Criar uma Senha Segura

Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

Comentários Recentes

CONCEIÇÃO GAMEIRO
2 dias 9 horas

Bom dia, Podem por favor esclarecer se o Horário a querer implementar na Empresa está correto? 9.30H saída ás 12.30H P ...

Manuel Rodrigues
7 dias 7 horas

bom dia Sra Beatriz, como entidade patronal surgiu uma situação de mau comportamento de um dos funcionários. como posso ap ...

Márcio
13 dias 3 horas

Sou vigilante e trabalho numa portaria 24h. Suponhamos que estou escalado para fazer o turno das 16h. ás 24h. O colega falta ...

Pedro
13 dias 8 horas

Boa tarde, Tendo a isenção de horário os feriados obrigatórios que tenha que ir trabalhar estão incluídos na isenção ...

Rui Oliveira
13 dias 9 horas

quero dizer artigo 300 e não artigo 30