Skip to main content

LibreOffice 7.3: o que esperar da nova versão do software livre de escritório

O LibreOffice é um dos principais projetos de software livre do mundo, com milhões de utilizadores e contribuidores. O LibreOffice é uma ferramenta de escritório completa, que oferece ferramentas para criar e editar documentos de texto, folhas de cálculo, apresentações, gráficos, desenhos e muito mais. O LibreOffice é compatível com os principais formatos de arquivo do mercado, como o Microsoft Office, e também possui o seu próprio formato padrão, o ODF (Open Document Format).

O LibreOffice é desenvolvido pela The Document Foundation, uma organização sem fins lucrativos que promove a utilização e a colaboração em torno do software livre. O LibreOffice é mantido por uma comunidade global de voluntários, que contribuem com código, tradução, documentação, design, testes, divulgação e suporte.

O LibreOffice segue um plano de lançamento baseado em tempo, que prevê uma nova versão principal a cada seis meses, e várias versões menores com correções de bugs e melhorias de localização. O plano de lançamento é sincronizado com outros projetos de software livre (como o Gnome) e com as principais distribuições Linux. Assim, os usuários podem receber as novas funcionalidades e correções do LibreOffice o mais rápido possível.

A próxima versão principal do LibreOffice será a 7.3, que deve ser lançada em fevereiro de 2022 (Plano de evolução do LibreOFfice).

A versão 7.3 trará diversas novidades e melhorias para os utilizadores e programadores do LibreOffice. Algumas delas são:

  • Uma nova interface gráfica baseada em abas, chamada Notebookbar (Plano de evolução para a versão 7.3 do LibreOffice), que oferece uma experiência mais moderna e intuitiva para os utilizadores. A Notebookbar pode ser ativada nas preferências do LibreOffice, e possui quatro modos diferentes: padrão, agrupado, contextual e compacto.
  • Uma nova extensão chamada ScriptForge, que permite criar scripts em Basic ou Python para automatizar tarefas no LibreOffice. A extensão fornece uma biblioteca de funções e objetos para interagir com os componentes do LibreOffice, como documentos, folhas de cálculo, apresentações, gráficos, formulários e muito mais.
  • Uma nova funcionalidade chamada Impress Remote Control, que permite controlar as apresentações do LibreOffice Impress pelo telemóvel ou tablet. A funcionalidade usa uma ligação Bluetooth ou Wi-Fi para ligar o dispositivo móvel ao computador que tem o LibreOffice Impress. Assim, é possível avançar ou retroceder os slides, ver as notas do apresentador e até desenhar na tela com o dedo.
  • Uma nova ferramenta chamada Calc Solver, que permite resolver problemas de otimização no LibreOffice Calc. A ferramenta utiliza um algoritmo chamado Simplex para encontrar a solução ótima para um problema que envolve variáveis, restrições e uma função objetivo. Por exemplo, é possível utilizar o Calc Solver para maximizar o lucro ou minimizar o custo de uma empresa.
  • Uma nova opção chamada Export to PDF/A-2, que permite exportar os documentos do LibreOffice para o formato PDF/A-2. O PDF/A-2 é um padrão internacional para o arquivo digital de documentos em PDF. O PDF/A-2 garante que os documentos possam ser abertos e visualizados da mesma forma no futuro, sem depender de softwares ou sistemas operativos específicos.
  • Além dessas novidades, a versão 7.3 do LibreOffice também trará melhorias na compatibilidade com os formatos do Microsoft Office, na performance e na estabilidade do software, na acessibilidade e na localização, e na documentação e no suporte.

O LibreOffice 7.3 é o resultado do trabalho coletivo e colaborativo de uma comunidade apaixonada pelo software livre. Se quiser fazer parte dessa comunidade, pode contribuir de várias formas, como doando, testando, reportando bugs, traduzindo, documentando, divulgando ou programando. Para saber mais, visite o site oficial do LibreOffice ou o wiki da The Document Foundation.

#LibreOffice #SoftwareLivre #Escritório #Documentos #Planilhas #Apresentações

LibreOffice, Código Aberto

  • Criado em .

1000 carateres remanescentes