Skip to main content

França quer ser líder europeia em software de código aberto

O software de código aberto é aquele que permite o acesso, a modificação e a distribuição do seu código-fonte por qualquer pessoa, sem restrições de licenças ou patentes. O software de código aberto oferece várias vantagens em relação ao software proprietário, como a redução de custos, o aumento da segurança, a promoção da inovação e a melhoria da interoperabilidade.

A França é um dos países que mais tem apostado no software de código aberto na Europa, tanto na administração pública como na economia digital. Em 2021, o governo francês lançou uma estratégia nacional para reforçar o uso do software de código aberto nos próximos dez anos.

A estratégia tem quatro eixos principais:

  • Garantir a soberania digital da França, através do desenvolvimento e da utilização de software de código aberto que respeite os valores e os interesses nacionais e europeus.
  • Estimular a inovação e a competitividade da economia francesa, através do apoio aos projetos e às empresas que usam ou produzem software de código aberto, criando um ecossistema dinâmico e diversificado.
  • Favorecer a inclusão e a participação dos cidadãos, através da promoção do acesso e da contribuição ao software de código aberto, fomentando a cultura digital e a educação ao longo da vida.
  • Acompanhar e apoiar a transição para o software de código aberto na administração pública, através da definição de normas e de boas práticas, da formação dos funcionários e da simplificação dos processos de contratação.

A estratégia prevê ainda a criação de uma agência nacional para o software de código aberto, que terá como missão coordenar e avaliar as ações implementadas, bem como sensibilizar e mobilizar os diferentes atores públicos e privados. A agência contará com um orçamento anual de 15 milhões de euros para financiar projetos e iniciativas relacionados com o software de código aberto.

O governo francês espera que a sua estratégia para o software de código aberto traga benefícios não só para o país, mas também para a Europa e para o mundo. O software de código aberto pode reforçar a autonomia e a cooperação entre os países europeus, face aos gigantes tecnológicos americanos e chineses. Além disso, pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e solidário do planeta, ao facilitar o acesso e o intercâmbio de conhecimento entre as diferentes comunidades.

 

#códigoaberto #softwarelivre #França #governo #administraçãopública #economiadigital #soberania #inovação #inclusão #estratégia

  • Criado em .

1000 carateres remanescentes