As TI podem contribuir para a qualidade do trabalho e para a empregabilidade de cada um?

A informática e a tecnologia são já parte integrante da vida pessoal e profissional das sociedades (desenvolvidas). O aumento da utilização das TI, com início logo a partir das escolas básicas; a utilização das TI na vida pública e próprio acesso aos serviços da Administração Pública (inclusive alguns acessos preferenciais por esta via – ex. IRS online), tornam ainda mais incontornável a necessidade de utilização e acesso às tecnologias de informação e, nomeadamente, Internet.

 

As Tecnologias de Informação têm, à partida, algumas vantagens como sejam a automatização de tarefas e processos, a interligação entre pessoas e recursos; a partilha de recursos, informação e conhecimento; o repositório de informação; a redução de custos (ex. diminuindo a utilização de papel, telecomunicações, viagens) e o aumento geral da produtividade (fazer mais em menos tempo).

Por esta razão, as tecnologias de informação devem fazer parte do conhecimento e utilização dos profissionais, não só para conseguir rentabilizar o seu próprio trabalho, bem como conhecer para poder beneficiar na aplicação das tecnologias para um mais eficiente trabalho e serviço disponibilizado.

O grau de conhecimento das Tecnologias de Informação será crucial para conseguir tirar o maior benefício das mesmas e aplicação prática eficiente, cada vez mais não só na vida profissional como na vida pessoal (acesso a serviços, informação, conhecimento, lazer, educação, homebanking, entretenimento, comércio online internacional, entre outros).

4000 Characters left