As doenças transmitidas por via sexual são infecções que se transmitem através de práticas sexuais, se um dos parceiros estiver infectado. O SIDA, a gonorreia, o herpes, as hepatites ou a sífilis são exemplos de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

A única maneira comprovada de protecção de uma infecção transmitida sexualmente é a utilização do preservativo correctamente e em todas as práticas sexuais.

SIDA é provocado pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), um poderoso vírus que, ao entrar no organismo, se dirige ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva). Num período mais ou menos prolongado o Síndroma de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) instala-se. O corpo fica progressivamente com menos defesas, mais debilitado e sensível a doenças provocadas por micróbios que não afectariam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. São as chamadas 'infecções oportunistas'. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

GONORREIA é uma doença sexualmente transmissível que causa uma infecção purulenta das mucosas que afecta. É uma infecção cuja transmissão se faz essencialmente através do contacto sexual com uma pessoa infectada, independentemente da natureza do relacionamento (hetero ou homossexual). Esta infecção pode atingir todas as mucosas que entrem em contacto com o vírus que a origina, nomeadamente os genitais, a pele, os olhos, a garganta, as articulações, o coração e sistema nervoso. Os sintomas dependem dos órgãos afectados, o que varia com o tipo de contacto que causou a infecção (coito, sexo oral ou sexo anal) ou se há disseminação do vírus através do sangue. Para além do contágio por via sexual a infecção pode transmitir-se pela passagem da infecção de um local para outro do corpo feita pelo próprio (auto-inoculação), ou da mãe para o filho no momento do parto se a grávida está infectada.

HERPES é uma afecção da pele caracterizada por vesículas (bolhas) amarelas que formam crostas no período de cura. Esta afecção é causada por um vírus responsável por uma variedade de infecções na pele e mucosas, assim como noutros órgãos, calculando-se que infecte cerca de 80% da população mundial em idade adulta. A expressão mais visível e mais frequente é o herpes labial, sendo que pode afectar os órgãos genitais (herpes genital) ou mesmo outras zonas do corpo. A transmissão dos vírus faz-se directamente através do contacto com pele ou mucosas infectadas, sendo que o contágio ocorre por via oral, genital, oro-genital ou por auto-inoculação.

HEPATITE é uma infecção do fígado. O fígado é o nosso maior órgão e tem múltiplas funções, desde a produção de proteínas, de colesterol, armazenamento de vitaminas, reserva energética, síntese de gorduras, eliminação de substâncias tóxicas externas como medicamentos, drogas ou álcool ou produzidas pelo organismo, digestão dos alimentos, defesa contra bactérias e vírus. Tem também uma função muito importante na síntese de substâncias com papel fulcral na coagulação do sangue e na defesa contra infecções. A vida não é possível sem fígado. Estão identificados 5 tipos de hepatites: A, B, C, D e E e as que se podem tornar crónicas e provocar cirrose são a B, C e D. Actualmente existem vacinas para os tipos A e B e medicamentos eficazes para tratar as duas hepatites que se tornam crónicas, a C que consegue curar-se em 60% dos casos e a B que, embora controlável, é praticamente impossível de curar quando se torna crónica.

SÍFILIS é uma infecção de transmissão sexual cujo contágio pode ocorrer por relação sexual (vaginal, oral ou anal) bastando o contacto com a 'ferida' (úlcera) da pessoa infectada. A transmissão pode também acontecer da mulher grávida infectada para o feto no parto. Nas semanas seguintes ao aparecimento de uma 'ferida' no local de contágio, normalmente a região genital , a bactéria espalha-se pelo corpo, originando uma erupção cutânea nas palmas e plantas dos pés e nas mucosas. Os doentes são mais contagiosos durante o primeiro ano da infecção, sendo que todas as fases desta infecção podem passar despercebidas. O uso de preservativo durante todo o acto sexual e em todos os tipos de contacto íntimo diminui o risco de infecção. É importante salientar que a Sífilis não se transmite por toalhas, roupas, puxadores de portas, talheres ou piscinas.

Teresinha
19
Boa Noite, iniciei a minha vida sexual á mais de um ano, tomo a pilula Minigeste, e visitei o genecologista á uns meses, ele disse me que eu devia tomar a vacina para a prevençao do cancro do colo do útero.

A minha questão é a seguinte, durante a administração das 3 doses, que podem ser no intervalo de um ano... Não poderei ter relações sexuais? è que uma amiga minha tomou e disse me que sim... Poderiam me explicar melhor a situação por favor? Obrigada.

stéfany
15
Oie!
sou stefany
olha eu acho que todos devemos nos cuida usa
camisinha e importante para não engravida
e nem pega doenças transmitidas por relação sexual
esse é o meu pensamento.

Pedro Ferreira
Olá Juliana P.,
Em primeiro lugar parece importante que volte a falar com o teu médico e peças para que te explique novamente o resultado do teste realizado. A gardnerella vaginalis é uma bactéria que existe na flora vaginal das mulheres que são sexualmente activas. Quando surge um desequilíbrio (com o aumento dessa bactéria) por algum motivo, pode ocorrer uma vaginose. Na tua situação deves agir de acordo com as indicações do teu médico.

Pedro Ferreira
Olá Fátima Pimenta da Silva, Em primeiro lugar parece importante que volte a falar com o teu médico e peças para que te explique novamente o resultado do teste realizado. A gardnerella vaginalis é uma bactéria que existe na flora vaginal das mulheres que são sexualmente activas. Quando surge um desequilíbrio (com o aumento dessa bactéria) por algum motivo, pode ocorrer uma vaginose. Na tua situação deves agir de acordo com as indicações do teu médico.
Juliana P.
20 Anos
oie...eu tenho 20 anos ja sou mae de uma nenem de 2 aninhos e desde quando minha nenem nasceu numca tinha feito papanicolau, mes passado eu fiz! e deu: escamosos/inflamação/sugestivo de gardnerella/mobilusncus!? oque é isso pelo amor de Deus, pode se agravar tem cura....por q q eu peguei isto etc?
Obrigada !!! :'(

Fatima Pimenta Da Silva
33
Eu fiz preventivo de cancer, e deu assim o resultado: Basilos supracitoplasmático [sugestivo de Gardnerella/mobiluncus, qria q vc me explicasse direito oq significa essa doenças e se é grave ou nao, pq nao entendi direito oq o medico disse...brigado bjao
Pedro Ferreira
Olá juliana,
Não nos parece existir qualquer relação entre a prática sexual e as dores que sentes. O ideal é marcares uma consulta com o teu médico assistente e falares sobre essa situação.

stephanie
13
E verdade todos têm que se proteger
Essa relação Sexual pode ser perigosa
Nós temos que se Cuida viu
Bjos:(

juliana
19
eu estou sentido dores no pé da barriga,passei uns 3á 4 dias sentido dor!!
não fez relações sexuais em dois fim de semana... quando chegou nesse ouro fim de semana não tive relação e comecei com essas dores!! o que será??

4000 Caracteres remanescentes


Conchas e Areia

Marcação de férias desde 2013

Em 2013, houve alterações à legislação laboral (Código do Trabalho) que regulamenta a marcação de férias. Veja aqui como proceder para contabilizar, marcar e alterar os dias de férias em...

 

Comentários Recentes

Joana Santos
4 horas 29 minutos

No meu recibo o valor dia é calculado pelos dias úteis e não pelos 30 dias, isso é possível. É que quando fico de baixa ...

Beatriz
1 dia 20 horas

Minha filha tem 13 anos tá grávida de quase 2 meses a médica quer fazer um aborto ..eu não posso ficar com a criança?nó ...

Mauro
2 dias 14 horas

boa tarde, antes de mais os meus melhores cumprimentos. venho por este meio solicitar ajuda e orientação de como proc ...

gomes
2 dias 16 horas

Boa Tarde, Sou administrativa e trabalho a 2ªf. a 6ªf. , 40 horas semanais. o meu pai tem 88 anos, e vive comigo e depende ...

DIANA
3 dias 7 horas

Gostava de saber se o tempo gozado como licença por assistência a filho, após a licença de parentalidade alargada, produz ...