Quais são as dicas para desenhar um bom CV?

Normalmente, ao recrutarem para um emprego, os recrutadores recebem um grande número de candidaturas das quais têm de seleccionar o estatuto que procuram. No entanto, o documento em que baseiam a sua escolha é o curriculum vitae (CV). Assim, para se destacar da multidão de candidatos, é necessário desenhar um CV impecável. Para ajudar com isto, fornecemos neste artigo as dicas certas para produzir o CV certo.

Fazer um CV à medida

É um grande erro apresentar o mesmo CV em todo o lado. Na realidade, cada CV deve ser feito à medida. Ou seja, é necessário preparar um CV adaptado ao trabalho e à empresa alvo. Por exemplo, se tiver de se candidatar a três empresas diferentes, deverá preparar três currículos diferentes. Uma vez que as ofertas e necessidades diferem de uma empresa para outra, este processo permite-lhe visar a empresa em questão com precisão e, ao mesmo tempo, preparar-se para a entrevista de emprego.

Estruturar bem o seu CV

A apresentação de um CV é um detalhe muito importante que pode diferenciar o seu perfil dos muitos candidatos para o mesmo trabalho. Para ter sucesso, é preciso dominar as suas diferentes partes. Isto inclui o cabeçalho, informação de contacto, perfil profissional, experiência profissional, formação académica, competências, línguas faladas e, se possível, informação adicional. Isto deve ser organizado num esquema atraente que facilite a sua leitura. Isto pode ser conseguido tornando o conteúdo mais aberto, por exemplo, saltando linhas, colocando títulos e informações importantes em negrito, e escolhendo uma boa fonte e um tamanho de fonte legível.

Produzir um documento de duas páginas, no máximo, que cubra o essencial

Um CV não deve exceder duas páginas. Caso contrário, o recrutador pode abandoná-la durante a leitura. É ainda melhor se tiver apenas uma página. Para o fazer, basta chegar ao ponto nas partes do CV. Na parte do perfil, é convidado a apresentar os seus pontos fortes para convencer o recrutador. Quanto à secção de experiência, não deve exibir toda a sua lista de experiências. O principal aqui é seleccionar as competências certas e listá-las. Estes podem ser enriquecidos por exemplos de realizações se tiver alguma experiência no campo desejado. No que diz respeito às competências, procuram-se as qualidades que são úteis para o trabalho.

Um CV sem erros e sem reciclagem

Quando o documento estiver finalizado, deve ser penteado para remover qualquer lixo que nele tenha ficado incrustado. Por outras palavras, é essencial assegurar que o CV esteja livre de erros ortográficos e gramaticais. Por conseguinte, é necessário o uso de um revisor de ficheiros. Também é possível que uma pessoa mais experiente o leia e o corrija. Além disso, em comparação com os erros, copiar e colar compromete perigosamente a sua aplicação. De facto, copiar e colar um CV encontrado na Internet com algumas vírgulas irá certamente permitir-lhe terminar o trabalho rapidamente, mas resultará na eliminação do recrutador. A melhor solução é inspirar-se nela sem a reproduzir. Se duvidar da sua capacidade de escrever sem erros, pode recorrer a um profissional para o ajudar. Porque se não tiver um CV limpo, será difícil conseguir um emprego.

Comentários Recentes

Cristiana Pacheco
3 dias 15 horas

Olá. Pedi uma licença sem vencimento pelo periodo de 3 anos. Tenho dias de férias e horas extra por gozar, a fábrica tme ...

J M
4 dias

A um utente foi avaliado 2019( TNI Anexo 1 aprovado pelo DL nº 352/2007 de 23 de out )como portador de deficiência que nest ...

Virgem
4 dias 13 horas

Se os uma mulher fazer sexo com 2 homens engravida?