No imaginário de muitos portugueses, a casa de madeira é um elemento que faz parte de cenários bucólicos: algures no norte da Europa, na clareira de um bosque coberto de neve, com uma lareira acesa no seu interior. Contudo, ao longo dos últimos anos, esta ideia tem vindo a alterar-se e são cada vez mais os portugueses que optam por casas de madeira.

Já se questionou por que razão, as casas de madeira são cada vez mais populares? Na verdade, existem diversas razões que justificam esta nova tendência. Neste artigo vamos abordar os principais motivos e as vantagens mais relevantes associadas à opção pela construção em madeira.

Principais motivos que levam as pessoas a escolher uma casa de madeira

 

A maior popularidade das casas de madeira deve-se a diversos motivos, os principais são:

  • Rapidez de construção – Quando se opta pela construção tradicional de alvenaria, o mais comum é ter que se esperar pelo menos 10 a 12 meses para se ver uma casa erguida. No que diz respeito às habitações de madeira, o prazo pode ser muito mais rápido. Em Portugal, já existem empresas como a https://maestrocasas.pt/, capaz de entregarem uma casa de madeira completa no espaço de 8 a 10 semanas.
  • Preço inferior – Dependendo da zona do país em que se vive, o intervalo de preço mais frequente para uma casa construída no método tradicional em alvenaria fica entre os 800 a 1000€ por cada metro quadrado. Existindo zonas em que o valor ainda é mais elevado. O custo de uma casa de madeira é normalmente cerca de 30% inferior ao custo de construir em alvenaria.
  • Eficiência energética – Tal como é comprovado em todos os invernos, um grande problema da maioria das casas portuguesas é a baixa eficiência energética. Assim, e contra toda a lógica, os portugueses, mesmo habitando num dos países com o clima mais ameno da Europa, são obrigados a gastar somas avultadas para manter a sua habitação quente durante a estação mais fria do ano. As casas de madeira são uma excelente opção para quem pretende viver numa habitação com maior conforto térmico. Isto acontece porque a madeira possui excelentes propriedades térmicas, facilitando o controlo interior de temperatura.
  • Ambiente interior mais saudável – a qualidade do ambiente interior da uma habitação é um fator de grande importância. A madeira é um ótimo regulador de temperatura e de humidade. Além disso, é um material não tóxico, que não liberta gases, eletricidade estática, nem poeiras. Assim, ao viver numa casa de madeira estará a viver num ambiente interior mais saudável.

A estes motivos, podemos juntar muitos outros, como a maior versatilidade (facilidade em expandir a casa, ou efetuar outras alterações), beleza estética ou menor pegada ecológica. Empresas como a Maestro Casas apostam na sustentabilidade de todas as suas construções, uma missão que começa desde logo na escolha da madeira usada: pinho nórdico de alta qualidade proveniente de florestas sustentáveis localizadas no norte da Noruega. Encontra mais informações sobre estas casas e sobre o seu processo de construção em: https://maestrocasas.pt/.

Casa de Madeira

Comentários Recentes

ana duarte
8 dias 6 horas

tenho 39 anos e uma incapacidade de 85% e mais a nivel dos menbros inferiores mais a esquerda ,mas os membros superiores tamb ...

Manuel Augusto Ferreira Nóbrega
9 dias 8 horas

Fui submetido a junta médica e foi-me atribuído uma incapacidade de 43%., no entanto parece que me vai ser diagnosticada ou ...

Miguel
10 dias 21 horas

Iae engravidou?