Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Nos lares com comparticipação da segurança social o beneficiário paga uma percentagem da sua reforma. O valor desta percentagem, bem como a explicação do modo de pagamento, tem que estar fixada no Regulamento Interno e/ou Estatutos da Instituição. Isto para que o funcionamento seja claro para o beneficiário e/ou familiares, caso a segurança social não comparticipe o lar ou a vaga em questão. Há lares que têm apenas um determinado número de camas com comparticipação, outras semi-particulares ou mesmo totalmente particulares, a nível do pagamento.

Como calcular o pagamento do Lar de Terceira Idade?
Existem vários tipos de respostas sociais para pessoas idosas
Existem documentos que têm de estar afixados nos lares
A mensalidade de um lar não inclui tudo o que é necessário para o idoso

Inauguracao do Lar de Idosos do Ameixial C.M.Loule Mira 1

Existem dois tipos de lares em Portugal:

  1. Sem alvará (ilegais)

  2. Com alvará (em conformidade com a regulamentação da segurança social):Particulares – são instituições de carácter particular/privado que devem ter informações como serviços prestados, mensalidades e modos de pagamento, recursos humanos, mapas de pessoal e de férias, ementas alimentares, entre outras, afixadas em local visível.

    • Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) – são instituições sem fins lucrativos que podem ter, ou não, comparticipação da segurança social; o valor da mensalidade nunca pode ser superior ao Custo Real de Utente que consta nos estatutos e/ou regulamento interno da instituição, assim como os serviços incluídos na mensalidade.

    • Misericórdias – instituição que pode acumular o estatuto de IPSS (aplicável a explicação anterior); caso isto não aconteça deve consultar-se os estatutos e/ou regulamento interno da instituição onde deve constar, igualmente, os serviços incluídos na mensalidade.

ATENÇÃO: Quem procura um lar deve contactar os técnicos de serviço social dos Centros Regionais da segurança social ou das Juntas de Freguesia para informações sobre os equipamentos disponíveis na área geográfica e as condições de acesso.

Kunena Avatar
Fátima Pineiro
INTERNAMENTO NO LAR:
Boa Tarde, a minha Mãe esta internada, em cuidados continuados para descanso do cuidador, no final deste mês, regressa a casa. Estou a passar por uma fase muito difícil com princípios de esgotamento, uma vez que estou a cuidar dela á sete anos, mas no ultimo ano a situação agravou-se com a minha saúde, sinto me esgotada e sem forças para levar avante, os cuidados para com ela.
Não tenho família, tive que deixar o emprego para tomar conta do meu pai e quando partiu, minha Mãe deparou-se com demência e ficou debilitada fisicamente, sendo necessário prestar todo o tipo de cuidados, desde a higiene como alimentação.
Não tenho condições para a ter em casa, porque entre as divisões existe escadas para se movimentar desde o quarto até para usar o próprio wc.
Ando desesperadament e a procura de um lar para a colocar para ter condições, mas os preços praticados também são exorbitantes e a reforma é muito baixa, além disso é a única fonte de sustento…
Pela segurança social, também tenho dificuldades em receber apoio e ajuda…

Me despeço cordialmente enviando cumprimentos…
Fátima Pinheiro

Kunena Avatar
Mariana
Boa tarde
Contacte me para conversamos um pouco... Nove um oitenta trinta e sete oito seis seis... Cumprimentos mariana
Kunena Avatar
Beatriz Madeira
A sugestão que lhe deixamos será procurar falar com Técnicos de Serviço Social (Assistentes Sociais) da segurança social ou da Junta de Freguesia ou dum Centro Social e Paroquial da área de residência mais favorável (sua ou da sua mãe, ou todos os possíveis) para que a ajudem a encontrar uma solução compatível e adequada à situação. Para obter informações sobre lares comparticipados pela segurança social deve consultar a Carta Social, em http://www.cartasocial.pt/index2.php
Kunena Avatar
Leonor Quaresma
Lar
Necessito com urgência de lugar em lar na zona Distrito de Lisboa para sra de 80 anos , completamente lúcida com necessidade de ajuda na sua higiene , faladora, simpática.
Kunena Avatar
Mariana
Boa tarde
Contacte me para conversamos um pouco... Nove um oitenta trinta e sete oito seis seis... Cumprimentos mariana
Kunena Avatar
Sandra Monteiro
FAMILIA ACOLHIMENTO
Bom dia,

Por favor contactar: nove, um, sete, zero, zero, oito, nove, um, três

Queira por favor contactar para o numero que tive escrever por extenso.

ALMADA


Obrigada,

Sandra Monteiro

Kunena Avatar
Mariana
Casa de repouso
Bom dia estamos disponíveis para a receber, situamonos no concelho de Loures . contacto: nove um oitenta trinta e sete oito seis seis.. Cumprimentos mariana
Kunena Avatar
Mariana
Nossa senhora de Almortão
Boa tarde fassa o favor de nos contactar nove um oito zero três sete oito seis seis
Kunena Avatar
Sandra Monteiro
Familia Acolhimento
Bom dia,

Por favor contactar: nove, um, sete, zero, zero, oito, nove, um, três

Queira por favor contactar para o numero que tive escrever por extenso.

Almada


Obrigada,

Sandra Monteiro

Kunena Avatar
Lares com médicos especialistas
Boa tarde.

Alguém conseguiria informar-me se todos os lares possuem médicos especialistas em doenças específicas, ou apenas clínicos gerais?

2000 Caracteres remanescentes


Destaques Agenda

Comentários Recentes

Kunena Avatar Beatriz Madeira
3 days 4 hours

Deixamos-lhe duas sugestões: 1. Verifique o que está descrito no guia da PriceWaterhouseCoopers (uma das maiores consultor ...

Kunena Avatar Beatriz Madeira
3 days 4 hours

Em princípio não poderá recusar. Contacte a CITE – COMISSÃO PARA A IGUALDADE NO TRABALHO E NO EMPREGO para obter um par ...

Kunena Avatar Anonymous
3 days 17 hours

Será todo de uma vez. Para fazer contas falta saber a idade mais próxima à data da alta

Kunena Avatar Anonymous
3 days 17 hours

primeiro, a idade que importa é a que tinha à data da alta bem como saber a sua data de nascimento (para saber se se aproxi ...

Kunena Avatar Sónia
3 days 17 hours

Conte, no mínimo, com 2 meses.