Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa Médica por cirurgia, 2 Prorrogações / Chamada da Junta Médica

(Rui) - Fui operado a uma hérnia (junto á virilha), no dia 03/12/3022. (O Hospital passou-me baixa até dia 14/12/2022.)
Apenas sai de casa para 3 deslocações ao meu centro de saúde para cuidados médicos, trocar o penso e retirar os pontos e agrafos).
No dia 14/12/2022 foi-me passado uma prorrogação porque ainda não estava em condições e não podia trabalhar (andava e mal), e foi-me passado uma prorrogação desde o dia 15/12/2022 até ao dia 31/12/2022.
Entretanto melhorou, apesar de inchado, mas melhorou. Ainda assim (trabalho numa empresa onde o meu trabalho é há base de pegar em caixas com peso entre os 10Kg e os 35Kg), dia 2 voltei ao meu centro de saúde que me viu, e considerou que ainda estava inapto para o meu trabalho, (mandou-me fazer algumas massagens ao de leve no local para melhorar e passar creme Nívea Original de lata azul para a cicatriz), onde disse que iria passar uma prorrogação até ao dia 16/01/2023 e que seria o suficiente (e acredito que sim porque tenho melhorado.) Passou-me então essa segunda nova prorrogação desde o dia 01/01/2022 até ao dia 16/01/2023.
Ontem recebi uma carta em casa da Segurança Social, para me apresentar á Junta Médica no dia 11/01/2023. (É a primeira vez que sou chamado a uma Junta Médica).
Pelos relatos que li, o mais certo é darem-me alta e mandarem-me regressar ao trabalho.

As minhas questões:
1- Desde o dia da Cirurgia, até ao dia de hoje (6 de Janeiro), não recebi qualquer valor por parte da SS (apesar que na SS Direta estão os 3 como Deferidos) creio que seja por causa da chamada da Junta Médica que tenha ficado em suspenso?!
Ao me apresentar na Junta Médica dia 11 e me deem alta, recebo depois na mesma todo o valor para trás, que não recebi ainda desde a Cirurgia, e recebo até ao dia 11 (caso me deêm a alta), é isso? 

2- Caso me deêm a alta no dia 11, dia 12 já terei que me apresentar ao trabalho, correto?

3- Caso não me apresente ao trabalho no dia 12 e fique em casa até ao término da baixa (dia 16), a segurança social só assume o pagamento até ao dia 11, ficando os restantes dias até ao dia 16 sem receber correto (ou estou errado)? (Estou ainda com algum desconforto na zona da virilha, aliás tem que ser a minha mulher a calçar-me e a vestir-me as meias).

Como é a primeira vez que passo por isto, não sei bem como é ou não, o que posso fazer ou não (independentemente na decisão não irei recorrer porque acho que não vale apena), daí estar a questionar e a obter esclarecimentos e ajuda de quem entende mais do que eu.
O meu medo é não me ser pago valor nenhum da baixa médica e das prorrogações, porque até ao dia de hoje, nenhum valor me foi pago desde o dia da cirurgia, e como me chamaram, e não estou por dentro do assunto, não sei bem. Pelo que percebi aqui em outros assuntos, eles pagam, mas em vez de pagarem até ao fim da baixa, pagam apenas até ao dia em que nos dão alta. É isso?

Agradeço toda e qualquer ajuda. ??
Um bom ano para todos, e votos de muitas felicidades e de muita saúde acima de tudo.
Tempo para criar a página: 0.294 segundos