Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Todas as dúvidas sobre equipamentos e serviços de apoio aos idosos podem ser colocadas aqui.

Como fazer para ter apoio

Como fazer para ter apoio foi criado por Pedro Ferreira

19 Dez. 2018 14:41 #20437
(Maria) - Boa tarde
O que fazer para poder inscrever a minha mãe num lar com comparticipação da Segurança Social ? Penso que os lares que compram apenas uma percentagem são uma minoria ( situação quase rara).
A minha mãe está no momento em centro de dia. Mas estamos neste momento a ponderar, por decisão e opção da minha mãe desde que ficou viúva, em arranjar um lar a tempo inteiro. Mas temo-nos deparado com mensalidades com valores elevadíssimos. E pelo que já me informei essa comparticipação da segurança social / estado não consta no valor da mensalidade a pagar. As instituições recebem 300€, talvez um pouco mais, por cada utente / idoso, mas isso não consta nos cálculos que nos são apresentados de mensalidade. E as mensalidades estão entre 700 /750€ até 1000€ / 1200€ ou mais ( e refiro-me a lares "normais", sem serviços de maior). E onde tudo é pago à parte ( medicamentos, fraldas...).
Para ser mais especifica e dar um exemplo: a minha mãe tem uma pensão de 290€ e recebe o subsidio de idoso de 100€ mensais ( por ter mais que 80 anos), total de 390€ e pagava no centro de dia 270€. Após a morte do meu pai ficou com um subsidio deste e com uma pensão de 600€. Estando infelizmente sozinha, sempre tinha uma pensão um pouco melhor para ir seguindo a sua vida. Mas este ano a mensalidade do centro de dia passou para 450€!!!!! Deixando a minha mãe com apenas 150€ para pagar despesas da casa (luz, telefone, água, IMI...etc) + medicamentos + fraldas ( usa bastantes por mês) + roupa+ mais alguns alimentos que possa ter em casa ( de forma a poder comer alguma coisa, e falo de coisas simples como fruta ou bolachinhas, quando não está no centro de dia).
E onde se enquadra aqui o valor do subsidio recebido pela instituição? Os 300€?
Dos lares que já contactei, incluindo este onde a minha mãe se encontra em Centro de Dia, nenhum menciona o valor recebido do Estado. São apresentadas formulas e mais formulas e são feitos cálculos que só servem para nos iludir. Eu sei que todas as instituições recebem um valor por cada idoso porque me informei. E quando confronto com essa questão essas mesmas instituições a resposta é a mesma - Não abate na mensalidade. E o valor do pagamento não é uma percentagem mas sim, um valor calculado com estas formulas. E mais indicam que o valor excedente, ou seja o valor da mensalidade menos a pensão do idoso, será pago pelos descendentes ( filhos). E mais ridículo ainda poderá ir até aos netos...
Fiquei perplexa com esta triste realidade, infelizmente vivida pelos nossos idosos.
Obrigada
Maria José

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Como fazer para ter apoio

20 Dez. 2018 12:40 #20459
Dispomos de alguma informação sobre o assunto em sabiasque.pt/lares-comparticipados-pela-seguranca-social.html

O melhor será mesmo falar com a Seg. Social da sua/vossa área geográfica.
Tempo para criar a página: 0.337 segundos