Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Todas as dúvidas sobre equipamentos e serviços de apoio aos idosos podem ser colocadas aqui.

Neto cuidador de avó pode pedir compensação a filhos hereditár

Neto cuidador de avó pode pedir compensação a filhos hereditárfoi criado por RaulRibeiro

26 Abr. 2016 09:24 #14995
Neto cuidador de avó pode pedir compensação a filhos hereditários?

Sou neto, vivi durante 38 anos com a minha avó, que faleceu à sensivelmente 2 anos com 88 anos de idade. A minha falecida avó tem uma filha (minha tia materna) que está a trabalhar no estrangeiro, à mais de 36 anos, nunca tomou conta da sua mãe, das suas obrigações de filha, de cuidar e zelar a sua mãe, sabendo da idade avançada de sua mãe e que esta já não podia fazer o seu dia a dia normal sem auxílio de uma pessoa, somente vinha a casa 15 dias por ano para passar férias.
Eu como nasci na casa da minha avó, vivi, convivi e cuidei dela durante 38 anos, sendo que, quando eu tinha 12 anos de idade, a minha avó em testamento deixou a sua herança para a filha, embora, não estando escrito no testamento, a filha durante mais de 30 anos prometeu várias vezes à minha avó e à minha pessoa , que quando a minha avó necessitasse de auxilio doméstico e de cuidados de saúde que vinha cuidar da minha avó, pois esta não queria ir para um lar, queria viver a sua velhice na sua casa, mas a filha nunca veio.
Encontrou sempre as mesmas desculpas, prometia que vinha, que quando a minha avó encamasse que vinha, depois porque a sua vida era no estrangeiro e não podia, mas nunca veio cumprir o que prometeu, simplesmente a única coisa que interessou à filha foi a herança.
Sinto-me enganado, sempre esperei que a filha cumprisse com o prometido de cuidar da minha avó, a filha era e é solteira, sempre podia conseguir um trabalho em Portugal ou tomar conta da minha avó, mas não.
Sinto-me enganado, até inclusive explorado, por a minha tia ter esta esperteza, quis a herança mas não os encargos de cuidar da minha avó, agora quer que eu desocupe a casa da minha falecida avó herdada por herança, tudo bem, a casa é dela, mas, acho injusta esta situação.
Posso intentar alguma ação judicial contra a minha tia, por ter cuidado da minha avó 36 anos? É injusto cuidar das obrigações dos filhos e ainda ser despejado sem direito algum. Não me afecta, tenho a casa de minha mãe, mas é injusto, sinto-me enganado, desrespeitado e explorado... tipo, aproveitei-me de ti mas agora como não necessito, rua...

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Neto cuidador de avó pode pedir compensação a filhos hereditár

26 Abr. 2016 13:12 #14998
Pode, como diz, "intentar alguma ação judicial contra a (sua) tia", mas sugerimos-lhe que, antes de tudo, consulte um advogado que o consiga esclarecer sobre os seus direitos (inclusive da casa que habita presentemente) e que o oriente sobre a melhor forma de reclamar os seus direitos.

Respondido por RaulRibeiro no tópico Neto cuidador de avó pode pedir compensação a filhos hereditár

26 Abr. 2016 20:26 #15001
Obrigado pela resposta, eu entendo que é injusto, sinto-me magoado, isto pela atitude de minha tia... É um caso de vida que acontece em algumas famílias, existem filhos que tomam conta dos seus idosos e os que não querem por diversos motivos, deviam todos contribuir para o bem estar dos idosos mas não é assim... até digo mais, agora existe uma nova lei de defesa dos direitos dos idosos de 2015, está correctíssimo, mas na minha opinião pessoal, sou filho único, os filhos que cuidam dos pais até deviam ser mais beneficiados nas heranças em detrimento dos que não cuidam...isto por lei. seria mais justo, penso eu. Obrigado e continuação de uma boa noite.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira

Respondido por EnriqueNogueira no tópico Neto cuidador de avó pode pedir compensação a filhos hereditár

21 Mar. 2018 10:56 #18909
Sinto em ouvir esta situação que está a ocorrer consigo, parece realmente por seu relato que o que ocorre é injusto, e espero que ambos possam resolver a situação sem consequéncias piores.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira
Tempo para criar a página: 0.264 segundos