Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Pagamento do Súbsidio de Férias

Pagamento do Súbsidio de Fériasfoi criado por Pedro Ferreira

04 Jul. 2019 10:27 #21233
(jorge) - Bom dia. A minha esposa trabalha numa IPSS e era previsível que este mês recebesse o subsidio de férias, já que goza o período maior das mesmas a que tem direito de 15 a 26 deste mês, mas apenas recebeu o valor do vencimento mensal. A minha pergunta é: este procedimento é legal ou a Instituição cometeu uma ilegalidade?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Pagamento do Súbsidio de Férias

03 Ago. 2019 15:10 #21353
Não se trata de uma ilegalidade se houver alguma regulamentação específica, nomeadamente o contrato coletivo de trabalho aplicável às IPSS, que defina um procedimento diferente daquele que seria o previsto. As IPSS têm um contrato coletivo de trabalho (da CNIS - cnis.pt/ ) que define uma série de regras e procedimentos ligeiramente diferentes do Código do Trabalho* em vigor, pelo que sugerimos que façam uma leitura do contrato individual de trabalho e do contrato coletivo.

*O nr. 3 do artigo 264 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ), diz que "Salvo acordo escrito em contrário, o subsídio de férias deve ser pago antes do início do período de férias e proporcionalmente em caso de gozo interpolado de férias.".
Tempo para criar a página: 0.272 segundos