Fórum

Espaço aberto à discussão
× Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Licença sem vencimento

03 Mar. 2019 22:27 #20839 por Teresa Moura
Licença sem vencimentofoi criado por Teresa Moura
A minha mãe tirou um mês de férias em Outubro de 2018 que tinha direito no serviço doméstico e sem vencimento em Novembro de 2018.
Mas quando regressou ao serviço o filho da sua patroa lhe disse que não pagaria os subsídios de férias e Natal porque não tinha direito porque tirou um mês sem vencimento. Eu gostaria de saber se é possível isso acontecer?
Obrigada pela atenção

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

07 Mar. 2019 14:36 #20859 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Licença sem vencimento
O trabalho doméstico é uma profissão que, como tal, tem direitos e deveres. O trabalhador de serviço doméstico que, como qualquer outro trabalhador, presta serviço para um empregador por um período superior a 90 dias consecutivos (3 meses iniciais equivalentes ao período experimental "geral") sem que haja um contrato escrito, mas com os descontos mensais para a Seg. Social feitos, tem uma situação contratual sem termo (efetivo). Isto para dizer que, se for este o caso, a sua mãe tem direito a 22 dias de férias anuais remuneradas (subsídio de férias), assim como ao subsídio de Natal completo (se for o caso de trabalhar os 11 meses + 1 de férias). Caso não haja contrato, não faz mal, é até vantajoso para o trabalhador, mas se não há descontos para a Seg. Social, então a situação é ilegal. Empregador e trabalhador têm obrigação legal de fazer os descontos para a Seg. Social. Para verificar se os descontos estão a ser feitos (se a carreira contributiva está ativa) é preciso consultar a Seg. Social diretamente. No caso de considerarem fazer queixa por incumprimento dos deveres legais, as entidade são a Seg. Socual e a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho, cujos contactos encontra em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html . Tenha em atenção que, se a sua mãe aceitou/sabia que não haveria descontos para a Seg. Social, no caso de queixa, ela poderá ser considerada "cúmplice" e, se o empregador tiver de pagar para regularizar a situação de contratação, a sua mãe também terá de pagar o valor equivalente à sua percentagem do desconto para a Seg. Social (11%/mês) pelo período em que prestou serviços para ter direito aos apoios sociais. Ainda assim, numa situação ilegal, valem os termos acordados entre as partes, sendo que vale aquilo que o empregador e a sua mãe acordaram aquando "contratação" dos serviços.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Teresa Moura

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Desenvolvido por Kunena

De acordo com o Portal do Eleitor: "Portugal é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas e o...

Comentários Recentes

Beatriz Ferreira Picado Mouro
10 horas 11 minutos

queria saber se os medicos passam baixas de dois dias?

Erickson
14 horas 30 minutos

Bom dia, Gostaria de tirar uma dúvida, eu trabalho em um supermercado e uma vez por mês tem inventário geral no setor de m ...

Sofia Sequeira
17 horas 20 minutos

Bom dia, Neste momento, o meu filho menor tem cirurgia marcada por diagnóstico de neoplasia, com previsão de internamento d ...

Jaime David Magalhães Coelho
1 dia 10 horas

A minha pensão costuma ser paga a dia 8 de cada mês. Se apanhar um fim de semana passa para o dia útil seguinte. Como o di ...

Maria Teresa
1 dia 19 horas

Venho por este meio solicitar que me enviem a minuta de proposta de acordo de pré reforma, caso seja possível. Cumprimento ...