Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre os teus direitos de ajudas de custo e subsídios de refeição e viagem? Pergunta aqui!

Subsídio de Transporte

03 Set. 2018 09:14 #19854 por Andrea Guedes
Subsídio de Transportefoi criado por Andrea Guedes
Bom dia,
Trabalho numa empresa do setor privado a 54km do meu domicílio, faço aproximadamente 110km por dia. Apesar de no meu contrato de trabalho não estar mencionado nenhum subsídio de transporte, gostaria de saber se tenho direito a algum tipo de ajuda de custo e, em caso afirmativo, como me poderei candidatar.

Obrigada.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

04 Set. 2018 14:30 #19862 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subsídio de Transporte
Por norma, as ajudas de custo ou o subsídio de transporte são pagas pelo empregador quando há acordo no ato da contratação. Se, ao assinar o contrato, as condições já eram estas e as aceitou, sem qualquer tipo de acordo quanto a ajudas de custo ou subsídio de transporte ou outra forma de compensação pela deslocação, então o empregador não tem obrigação de pagar-lhe a deslocação. Se houver um contrato coletivo de trabalho que defina este tipo de ajuda/subsídio, então terá de verificar qual e pedi-la ao empregador. No caso de não haver, nada o impede de conversar com o empregador e saber se poderá ter direito a uma compensação pela deslocação.

01 Jul. 2019 17:16 #21223 por Paulo
Respondido por Paulo no tópico Subsídio de Transporte
Boa tarde,

Aproveitando o post da Andrea Guedes, venho perguntar se ao abrigo dos atuais decretos leis um funcionário que trabalhe no sector privado e que tenha de se deslocar diariamente cerca de 98 km (ida e volta, ou seja, 49 km cada viagem) se, com excepção de algumas viagens mais longas a clientes/fornecedores em determinados dias, tem direito a subsidio de deslocação. A minha duvida reside na questão dos 50 km que o decreto lei menciona, se estes 50km são contabilizados por viagem, (ida ou volta) ou se é válido para o percurso diário neste caso de 98 km. Peço a vossa ajuda para esclarecer esta dúvida. Desde já, o meu obrigado.

Decreto lei:
"Só há direito ao abono de ajudas de custo nas deslocações diárias que se realizem para além de 20 km do domicílio necessário e nas deslocações por dias sucessivos que se realizem para além de 50 km do mesmo domicílio.

Desenvolvido por Kunena

O abono de família vai ter mais alterações este ano, a partir de 1 de julho. Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família Prova Escolar Automática no...

Comentários Recentes

Anónimo
5 horas 4 minutos

Bom dia Junto em anexo cartões da Segurança Social e recibo comprovativo de trabalhar na Câmara de Oeiras e solicitava uma ...

José Manuel Pinto da Costa
23 horas 56 minutos

Boa tarde.Se fosse possível,queria que me dessem p.f.o estado do processo nº20004811766 que diz respeito ao Fundo de Garant ...

marie
1 dia

Empréstimo oferta: caravellamariepierre@gmail.com Senhora e senhor   Estou lhe dando minhas ofertas, pois isso pode inter ...

Maria
3 dias 23 horas

Boa tarde,pretendo fazer a prova escolar,mas não consigo porque o vosso site está em manutenção a alguns dias. O que p ...

lurdes
4 dias 2 horas

Boa Tarde A minha questão é: Indo trabalhar na folga quais são os direitos que tenho Tenho direito a receber a folga ...