Fórum

Espaço aberto à discussão
× Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Informação sobre baixa médica e folgas

12 Ago. 2013 17:07 #8955 por Nidia André
Informação sobre baixa médica e folgasfoi criado por Nidia André
Preciso que me esclareçam uma dúvida que está relacionado com baixa médica e folgas.

Passa-se o seguinte eu trabalho no centro comercial colombo, por horários e folgas rotativas, e folguei dia 6 e 7 de Agosto(3ª e 4ª Feira), na 5ª dia 8 trabalhei quase na totalidade do horário mas como estava a sentir-me mal fui para as urgências do hospital e tive que ficar de baixa médica 4 dias( dias 8, 9, 10, 11 de Agosto), posteriormente era suposto trabalhar dia 13 e 14 de Agosto e folgava 5ª e 6ª e trabalhava Sábado e Domingo, porque no dia 19 de Agosto já me encontro de férias.

Mas o meu chefe durante a minha ausência alterou a escala sem aviso prévio e sem meu conhecimento retirou as folgas. Tenho conhecimento desta situação porque uma colega alertou me para esta situação.

Gostaria de saber se esta situação é legal? E como devo proceder.

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

19 Ago. 2013 14:29 #8982 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Informação sobre baixa médica e folgas
Cara Nidia, boa tarde.

À partida não pode haver "alterações de última hora" ou "retirar folgas" sem que o trabalhador seja devida e antecipadamente avisado e expresse o seu acordo. Uma vez que o Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro e disponível em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/codigo-do-trabalho.html ) não dispõe sobre prazos de aviso em matéria de alterações de horário de trabalho, o melhor será consultar a ACT - Autoridade para as Condições no trabalho (1) no sentido de saber sobre a "legalidade" do procedimento do empregador e sobre os meios de atuação ao seu dispor para atingir os seus objetivos e não ser prejudicada ou falsamente acusada de dar faltas injustificadas ou de abandonar o posto de trabalho.

Chamamos a sua atenção para o facto de apenas ser legal a alteração horária não "superior a uma semana, desde que seja registada em livro próprio, com a menção de que foi consultada a estrutura de representação colectiva dos trabalhadores referida no número anterior, e o empregador não recorra a este regime mais de três vezes por ano." (ver artigo 217 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro e disponível em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/codigo-do-trabalho.html ).

(1) Contactos ACT:
- Esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT): ver localidade/morada em www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao
- Esclarecimentos presenciais nos Centros Locais: ver serviços desconcentrados em www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/SobreACT/Cont...Paginas/default.aspx
- Pedido de esclarecimento escrito online em www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/Itens/Contact...Paginas/default.aspx

06 Jun. 2017 23:31 #17191 por Silvia Caetano
Respondido por Silvia Caetano no tópico Informação sobre baixa médica e folgas
Olá boa noite estou na mesma condição estive de baixa 15 dias por assistência à família que acabou hoje amanhã estou de folga fui informada hoje que amanhã teria de me apresentar ao serviço e asim que fonciona devo eu me apresentar ou folgar

02 Jul. 2017 18:21 #17320 por Beatriz Madeira
Quando se está de baixa, independentemente dos motivos, e se tem uma folga marcada deve apresentar-se ao serviço no dia seguinte ao término da baixa, sob pena de falta injustificada. A folga terá de ser reagendada para daí a 5 ou 6 dias, conforme tenha 2 ou 1 dia de descanso semanal.

27 Jan. 2019 23:52 #20636 por Vânia
Respondido por Vânia no tópico Informação sobre baixa médica e folgas
Boa noite. As minhas folgas são à quarta feira. Eu estive de baixa de quinta a terça -feira , tendo em conta que a minha folga é à quarta só fui trabalhar na quinta. No entanto o meu patrão descontou-me um dia no vencimento como falta por não ter ido trabalhar na folga . Isto esta correto ?

27 Jan. 2019 23:55 #20637 por Vânia
Respondido por Vânia no tópico Informação sobre baixa médica e folgas
Boa noite. As minhas folgas são à quarta feira. Eu estive de baixa de quinta a terça -feira , tendo em conta que a minha folga é à quarta só fui trabalhar na quinta. No entanto o meu patrão descontou-me um dia no vencimento como falta por não ter ido trabalhar na folga . Isto esta correto ? A folga não foi alterada continuou a ser na quarta. Mas o patrão diz como já tive dias de descanso tenho de trabalhar na folga

13 Fev. 2019 16:20 #20748 por Beatriz Madeira
O empregador está correto, quando um trabalhador termina uma baixa deve retomar o trabalho no dia imediatamente a seguir ao término da baixa, mesmo sendo a sua folga. Só volta a ter folga na semana seguinte.

03 Jul. 2019 01:48 #21225 por António silva
Respondido por António silva no tópico Informação sobre baixa médica e folgas
Boa noite as minhas 2 folgas são rotativas, na próxima semana já tinha no meu horário marcado Domingo é Segunda Feira de folgas, ontem recebi uma baixa médica por 7 dias, pelo que a minha baixa acaba no propio domingo que tinha marcada uma das folga da semana. A minha dúvida é, tenho direito a ter de folga Segunda feira e outro dia na semana? O como a minha folga já estava marcada no Domingo é ese día estou de baixa a folga conta para a semana e só tenho Segunda feira? Quantos dias de folga realmente tenho direito nessa semana?

Desenvolvido por Kunena

O abono de família vai ter mais alterações este ano, a partir de 1 de julho. Segurança Social Direta disponibiliza declaração para escalão de Abono de Família Prova Escolar Automática no...

Comentários Recentes

Anónimo
5 horas 7 minutos

Bom dia Junto em anexo cartões da Segurança Social e recibo comprovativo de trabalhar na Câmara de Oeiras e solicitava uma ...

José Manuel Pinto da Costa
23 horas 59 minutos

Boa tarde.Se fosse possível,queria que me dessem p.f.o estado do processo nº20004811766 que diz respeito ao Fundo de Garant ...

marie
1 dia

Empréstimo oferta: caravellamariepierre@gmail.com Senhora e senhor   Estou lhe dando minhas ofertas, pois isso pode inter ...

Maria
3 dias 23 horas

Boa tarde,pretendo fazer a prova escolar,mas não consigo porque o vosso site está em manutenção a alguns dias. O que p ...

lurdes
4 dias 2 horas

Boa Tarde A minha questão é: Indo trabalhar na folga quais são os direitos que tenho Tenho direito a receber a folga ...