Donativos através do IRS

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Uma das formas mais divulgada de ajudar organizações sem fins lucrativos é a consignação do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, ou seja, o donativo de 0,5% do seu IRS.

Como funciona a Consignação de Imposto?

Ao chegar a altura de entregar a declaração de rendimentos, pode doar 0,5% do seu irs a uma entidade particular ou de solidariedade social, religiosa ou de utilidade pública reconhecida pelo Estado. Em vez de dar diretamente dinheiro, bens ou tempo às organizações, autoriza a que 0,5% do seu irs seja desviado dos cofres do Estado para uma instituição à sua escolha, sem quaisquer custos. Esta percentagem é retirada do imposto total liquidado, não sendo devolvida em caso de haver direito à restituição do imposto cobrado.

Caso seja esta a sua opção, deve preencher o quadro 9 do anexo H com o nome da instituição e o número de contribuinte em NIPC. Mas, alerta a DECO, "antes consulte a lista das entidades beneficiadoras de consignação no Portal das Finanças. Caso opte por uma que não cumpra os requisitos, o fisco não faz a entrega dos 0,5 por cento." (1).

Existem benefícios fiscais para quem doe, por via fiscal, dinheiro para entidades públicas ou privadas com iniciativas em várias áreas: social, cultural, ambiental, científica ou tecnológica, desportiva ou educacional, sendo que foram criados vários códigos para os vários fins a que se destinam as instituições. Na sua declaração de irs pode considerar 120 a 140% do donativo, consoante a instituição beneficiária.

Neste caso, segundo a DECO, "inscreva o montante doado no quadro 7 do anexo H e use os códigos indicados nas instruções do anexo. O fisco considera 25% daquele valor, até ao limite de 15% do imposto cobrado. Para usufruir do benefício, guarde o comprovativo: um recibo com a menção “a título de donativo”, se pagou em numerário ou cheque, ou um talão, se fez uma transferência, depósito direto ou optou pelo Multibanco.".

Atenção que "Os donativos a troco de um autocolante, rifas ou para o Banco Alimentar contra a Fome não são dedutíveis no irs, a menos que peça recibo." diz, igualmente, a DECO.

A DECO aconselha (no site): "Para ter a certeza de que o seu donativo chega ao destino, peça a identificação de quem o aborda nas campanhas de rua ou porta a porta. Em caso de dúvida, contacte a instituição antes de fazer um donativo." e "Quanto às instituições que cumprem os requisitos [as autorizadas, ver (1)], tente conhecer o seu trabalho e objetivos, para garantir que o montante será bem utilizado.".

 

Fonte: http://www.deco.proteste.pt/

(1) Existem cerca de 1700 organizações autorizadas a receber 0,5% do seu irs, sendo que a lista está disponível em http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/14AC8CD5-EF4C-4D73-A704-44B0BD0541C/0/2012_20130228.pdf

4000 Caracteres remanescentes


Username e Password

Criar uma Senha Segura

Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

Comentários Recentes

Eu
13 horas 25 minutos

Nesse caso divide as 8 horas por 6 dias... Digo eu, pela lógica... Mas... também gostaria de saber, com certeza,

CONCEIÇÃO GAMEIRO
5 dias 13 horas

Bom dia, Podem por favor esclarecer se o Horário a querer implementar na Empresa está correto? 9.30H saída ás 12.30H P ...

Manuel Rodrigues
10 dias 11 horas

bom dia Sra Beatriz, como entidade patronal surgiu uma situação de mau comportamento de um dos funcionários. como posso ap ...

Márcio
16 dias 7 horas

Sou vigilante e trabalho numa portaria 24h. Suponhamos que estou escalado para fazer o turno das 16h. ás 24h. O colega falta ...

Pedro
16 dias 12 horas

Boa tarde, Tendo a isenção de horário os feriados obrigatórios que tenha que ir trabalhar estão incluídos na isenção ...