Índice do artigo

Votos do utilizador: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI) podem ter de prestar atividades úteis à sociedade desde o dia 13 de Outubro.

Segurança Social: Novas Regras do RSI em Vigor em Julho
Beneficiários do RSI a procurar Trabalho, em Formação ou a fazer Tarefas Úteis

O Decreto-Lei publicado em Diário da República com as novas regras do RSI visa «garantir que a proteção social seja efetivamente assegurada aos cidadãos mais carenciados sem colocar em causa a sustentabilidade financeira do sistema de segurança social».

Com uma duração máxima de 15 horas semanais e seis horas diárias, sem ultrapassar três dias por semana, este trabalho social pode ser prestado a entidades sem fins lucrativos ou do terceiro sector, como instituições sociais, cooperativas e serviços do Estado.

Excluídos deste regime estão quem acumula RSI com prestações de desemprego, bem como quem desenvolva uma atividade profissional, quem frequente ações de formação profissional ou de qualquer grau de ensino, bem como vítimas de violência doméstica e todos os que prestem apoio indispensável à família.

Os beneficiários abrangidos por esta nova medida têm direito a transporte, alimentação e seguro de acidentes pessoais pagos pela entidade que acolha o serviço. Se violarem de forma grave e reiterada os seus deveres, os beneficiários perdem o direito ao RSI.

Fonte: Portal do Governo

João Paulo Andrade Cordeiro
perguntas e duvidas
quero saber se estou no rendimento social de inserção se sou obrigado a trabalhar para associação Salvaterra,?
fazer qualquer trabalho que apareça?
se quando escrevi me no contrato não dizia para trabalhar para essa associação?
eles quebram dinheiro pelo trabalho que é feito?
tenho 50 anos sou obrigado a trabalhar ?

quero saber esses problemas

Beatriz Madeira
Para saber se está, ou não, inscrito para receber o RSI deverá contactar a Seg. Social diretamente. Se estiver desempregado, deve estar inscrito no centro de emprego e, por tal, disponível para emprego. Independentemente de qual seja a entidade/empresa/associação, qualquer recusa de emprego poderá levar à anulação do RSI ou subsídio de desemprego. Quanto ao tipo de trabalho, este deverá estar dentro das suas capacidades e relacionar-se com as suas habilitações.

4000 Caracteres remanescentes


Username e Password

Criar uma Senha Segura

Clique no botão "Criar Senha Segura" para lhe apresentarmos uma senha forte que pode usar nas suas contas para permanecerem seguras.

Comentários Recentes

Eu
3 dias 16 horas

Nesse caso divide as 8 horas por 6 dias... Digo eu, pela lógica... Mas... também gostaria de saber, com certeza,

CONCEIÇÃO GAMEIRO
8 dias 16 horas

Bom dia, Podem por favor esclarecer se o Horário a querer implementar na Empresa está correto? 9.30H saída ás 12.30H P ...

Manuel Rodrigues
13 dias 14 horas

bom dia Sra Beatriz, como entidade patronal surgiu uma situação de mau comportamento de um dos funcionários. como posso ap ...

Márcio
19 dias 9 horas

Sou vigilante e trabalho numa portaria 24h. Suponhamos que estou escalado para fazer o turno das 16h. ás 24h. O colega falta ...

Pedro
19 dias 14 horas

Boa tarde, Tendo a isenção de horário os feriados obrigatórios que tenha que ir trabalhar estão incluídos na isenção ...