Skip to main content

Morre Nelson Mandela

Ligado 05-12-2020
em mundo
Categorias: Datas Comemorativas

Nelson Mandela dedicou a sua vida à defesa dos direitos humanos e da igualdade racial. Madiba, como era conhecido na África do Sul, foi líder histórico do ANC e o mais emblemático resistente contra o apartheid. O regime de segregação racial na África do Sul, oficializado em 1948 e que durou até 1994, negava aos negros, mestiços e asiáticos os seus direitos políticos, sociais e económicos.

A luta pelos direitos humanos e contra a discriminação no país levou-o à prisão em 1963, acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo. Condenado a prisão perpétua, Mandela cumpriu 27 anos de pena, tendo sido libertado em 11 Fevereiro de 1990, aos 72 anos, pelo então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, que iniciou o processo de termo do regime segregacionista.

Símbolo da reconciliação e do perdão, Mandela foi eleito como primeiro presidente negro do país, tendo recebido o Prémio Nobel da Paz juntamente com Frederik de Klerk em 1993. Governou a África do Sul até 1999 e tornou-se num dos principais estadistas do século, como referência na luta contra a segregação racial. Foi considerado pelos seus compatriotas como o patriarca da "nação do arco-íris".

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 Julho 1918, perto de Umtata, capital da reserva de Transkei, no seio da família real da tribo Themba, chefiada por seu pai, Henry Gadla Mandela. Morreu dia 5 Dezembro 2013, com 95 anos.

Referências e mais informação em:

http://publico.pt/mundo/a-vida-de-nelson-mandela

http://noticias.sapo.mz/especial/nelsonmandela/vida/

https://expresso.pt/internacional/morreu-nelson-mandela-o-politico-global=f844711


Repetições do evento