Skip to main content

Dia Nacional da Conservação da Natureza

Ligado 28-07-2020
Categorias: Datas Comemorativas

O Dia Nacional da Conservação da Natureza celebra-se, em Portugal, a 28 de Julho.

O Dia Nacional da Conservação da Natureza instituído em 1998 por altura das comemorações do 50 º aniversário da Liga para a Proteção da Natureza, em reconhecimento da importância do trabalho realizado pela associação na área da proteção do património natural nacional.

O Dia Nacional da Conservação da Natureza foi instituído pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98, de 29 de junho. Nesse documento pode ler-se:

"Tendo em conta que a sociedade civil deve ser sensibilizada para as questões ambientais, nomeadamente no que diz respeito à problemática da conservação da natureza e à promoção do uso sustentável dos recursos biológicos;

Considerando que os actuais desequilíbrios nos ecossistemas, que se têm traduzido na extinção de espécies e na degradação dos habitats e património natural, têm provocado um interesse acrescido das populações no que diz respeito à conservação da natureza;

Considerando que a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) comemora no corrente ano o seu 50.º aniversário, sendo a primeira e a mais antiga associação de defesa do ambiente criada em Portugal, e sendo a sua actividade de inquestionável mérito técnico e científico,e de grande importância na conservação do património natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas;
Considerando ainda que as associações ambientalistas têm tido um papel influente junto dos governos e das populações, contribuindo decisivamente para o aumento do conhecimento científico e técnico sobre conservação da natureza;

Tendo em conta a relevância política atribuída pelo Governo à temática ambiental, bem como a justiça de homenagear o movimento associativo de defesa do ambiente através de uma das suas mais prestigiadas instituições, e visando criar um momento anual de especial reflexão sobre os problemas da conservação da natureza em Portugal e no mundo:

Assim:
[...] o Conselho de Ministros resolveu determinar que o dia 28 de Julho, data da fundação da LPN, seja instituído o Dia Nacional da Conservação da Natureza. "

A Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a associação ambientalista mais antiga da Península Ibérica, esteve na origem de várias Áreas Protegidas portuguesas, incluindo o Parque Natural da Arrábida, cujo aniversário se celebra a 28 de julho.

No sítio da LPN pode-se ler:
"A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) surgiu em 1948 por iniciativa do Prof. Carlos Baeta Neves, em resposta ao apelo do poeta Sebastião da Gama, aquando da destruição da Mata do Solitário na Arrábida.

Em 1947, o poeta envia o seu primeiro alerta e pedido de ajuda ao Eng. Miguel Neves, aquando do início da destruição da mata, para utilização da madeira para um forno de cal. Ao tomar conhecimento da situação, o Prof. Baeta Neves (que então dava aulas no Instituto Superior de Agronomia - ISA), interveio impedindo a destruição da mata. Um ano depois, é fundada a LPN, sendo que a carta de Sebastião da Gama era sempre referida pelo seu fundador, Prof. Baeta Neves, como origem da LPN."