Bike to Work Day

Ligado 21-09-2014

em Lisboa

Categorias: Ambiente


Bike Work Day

A Lisboa E-Nova – Agência Municipal de Energia-Ambiente, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, organiza no dia 22 de Setembro (segunda-feira), ante-véspera do Dia Europeu sem Carros, a 4ª edição da iniciativa “De Bicicleta para o Trabalho - Bike to Work Day”.

Esta acção está inserida na Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de Setembro) que, neste ano de 2014, tem como tema "As nossas ruas, a nossa escolha" (Our streets, our choice), estando essencialmente focado no poder dos cidadãos para decidir como utilizam o espaço público. Esta iniciativa integra o calendário oficial das acções da Câmara Municipal de Lisboa, para esta semana.

A iniciativa "Bike to Work Day" dirige-se às empresas/instituições sediadas ou com instalações no Concelho de Lisboa que incentivem os seus trabalhadores a deslocarem-se no dia 22 de Setembro (Segunda-feira) de bicicleta para o seu local de trabalho. Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar as entidades e os seus colaboradores para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo os meios suaves de mobilidade.

As entidades interessadas em participar na iniciativa devem preencher o formulário online para efectuar a sua inscrição, seleccionando o Escalão correspondente. A participação nesta iniciativa é gratuita (inscrições até 18 de Setembro! Após a validação da inscrição por parte da Lisboa E-Nova, a entidade participante adopta a estratégia mais adequada para persuadir o máximo de trabalhadores a deslocar-se de bicicleta para o trabalho no dia 22 de Setembro, utilizando (ou não) as peças de comunicação criadas para a iniciativa e disponibilizadas pela Lisboa E-Nova.

Após a iniciativa, todos os participantes preenchem um questionário online, e enviam uma fotografia ou foto-montagem ou imagem original alusiva à acção realizada no dia 22 de Setembro. Este questionário e as imagens devem ser enviados até ao dia 26 de Setembro 2014, às 18h00.

As votações para o Passatempo "Bike To Work Day" decorrerão no Facebook da Lisboa E-Nova, de 30 de Setembro a 7 Outubro às 11h00. A entidade que obtiver mais "VOTOS" na sua imagem, em cada um dos quatro Escalões, será a premiada.

Os Escalões e respectivos prémios:

Escalão A - Menos de 15 trabalhadores – Prémio Liberty Seguros

Escalão B - 15 a 50 trabalhadores – Prémio EMEL

Escalão C - Mais de 50 trabalhadores – Prémio El Corte Inglês

Escalão D - Estabelecimentos de Ensino –Prémio Movicidade

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar na Praça do Martim Moniz (data por definir).

Nota: De acordo com os seus ESTATUTOS, a área de actuação da Lisboa E-Nova é o CONCELHO DE LISBOA, razão pela qual a iniciativa "Bike To Work Day" se dirige às empresas/instituições sediadas ou com instalações neste Concelho.
Face ao interesse demonstrado por ENTIDADES SEDIADAS NOS CONCELHOS LIMÍTROFES, embora não possam ser elegíveis para o passatempo "Bike To Work Day", a Lisboa E-Nova aceita divulgar as imagens das entidades que nessa data aderirem a esta iniciativa, promovendo a bicicleta como uma opção de transporte sustentável.
A todas estas entidades interessadas será atribuído um Certificado de participação, e um CERTIFICADO SÓCIO DE MÉRITO, pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, sendo consideradas UMA EMPRESA AMIGA DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL.

 

Mias Informação: Bike to Work Day - 22 de Setembro de 2014