I Workshop Dados Abertos – Open Data e a Diretiva PSI

De 09-07-2014 09:30 até 09-07-2014 13:00

em Instituto Nacional de Estatística (INE)

Categorias: Tecnologia


A Agência para a Modernização Administrativa organiza o I Workshop Dados Abertos – Open Data e a Diretiva PSI no dia 9 de julho, das 9h30 às 13h00, no Salão Nobre do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Lisboa.

A importância, a qualidade e o licenciamento dos dados abertos disponibilizados pela Administração Pública, bem como a transposição da Diretiva 2013/37/UE que regula a reutilização de informação do sector público, são os temas em destaque durante o workshop.
A iniciativa tem como destinatários técnicos e dirigentes responsáveis por áreas relacionadas com geração de dados por parte da Administração Pública, seja no contexto de sistemas de informação, produção de estatística ou gestão de projetos, bem como qualquer interessado sobre os temas da Administração Aberta e Open Data.
A AMA é o instituto público responsável pelo desenvolvimento do repositório nacional de dados abertos – dados.gov -, e pela promoção de políticas relacionadas com as temáticas da Administração Aberta em Portugal. Este workshop tem como objetivo sensibilizar para a importância da disponibilização de dados de qualidade no contexto nacional e europeu.
O módulo principal do workshop é dado por Makx Dekkers, consultor internacional em vários projetos europeus de e-Gov e interoperabilidade, no contexto do projeto europeu Open Data Support. A sessão é em língua inglesa. A participação no evento é gratuita mas carece de inscrição através de email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  (com indicação do nome do participante, contacto e organismo). O número de inscrições é limitado.

Programa:

9:30 – Paulo Neves, Agência para a Modernização Administrativa, IP
Administração Aberta e Dados Abertos em Portugal

10:00  – Makx Dekkers, Open Data Support
Open Data and the PSI Directive

Open government data and the PSI Directive
Open Data & Metadata Quality
License your data and metadata

*Inclui uma pausa para coffe-break

12:30 – Jorge Sousa, Agência para a Modernização Administrativa, IP
O Caso Português: o portal de Dados Abertos da Administração Pública - dados.gov.

13:00 – Fim dos Trabalhos

Local: INE, Avenida António José de Almeida, Lisboa