Skip to main content

Planeamento de Diagnóstico de Necessidades de Formação - Fase 2

O objectivo desta fase de trabalho é, uma vez identificados os problemas resolúveis pela formação, dar-lhes uma ordem de prioridade para que, uma vez em Plano de Formação, se possa implementar de acordo com esta ordem. Apresenta-se um exemplo de como organizar os problemas por ordem decrescente de prioridade, o tipo/área de formação que poderia constituir parte da solução e os públicos a que a mesma se destina.

PROBLEMA TIPO/ÁREA DE FORMAÇÃO
PÚBLICO-ALVO
1. Cultura organizacional e Liderança Cultura organizacional Transversal à organização
  Liderança Direcções e chefias
  Destão de Recursos Humanos Direcções e chefias
2. Coordenação de processos Gestão de stocks Direcções e chefias
  Gestão de projectos Direcções e chefias
  Logística Direcções e chefias
3. Processos administrativos Microinformática Técnicos administrativos e suas chefias directas
4. Meios de produção obsoletos e subaproveitamento de recursos Formação técnica específica em máquinas e equipamentos Operacionais e suas chefias directas
  Técnicas de produção Operacionais e suas chefias directas
5. Mudança no processo de produção Reconversão profissional Operacionais
6. Absentismo Análise das causas + Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho Transversal à organização
  Análise das causas + Igualdade de Oportunidades Transversal à organização
7. Baixo nível de habilitações Soluções RVCC e EFA A quem for aplicável
  • Criado em .
  • Última atualização em .
Beatriz Madeira
Cara Margarida Augusto,

Não existe um descritivo claro para as funções que indica. Para obter esta o Sabias Que sugere a consulta da Terminologia de Formação Profissional da DGERT. Não encontra um descritivo directamente relacionado com as funções que indica, mas poderá chegar a uma terminologia se consultar termos associados.

Para COORDENADOR PEDAGÓGICO consultar, por exemplo, OBJECTIVOS PEDAGÓGICOS.
Para COORDENADOR DO TRABALHO DE DIAGNÓSTICO consultar, por exemplo, DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO.
Para COORDENADOR DO TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO consultar, por exemplo, AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO.

Uma outra forma de chegar a um descritivo "seguro" será consultar os objectivos dos Requisitos de Acreditação do Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras e verificar o que, para cada domínio de intervenção, está descrito e, daí, tirar a informação necessária à construção da sua terminologia. Encontra o Guia de Apoio ao Utilizador 1.07., onde estão descritos os requisitos da acreditação, por domínio de intervenção, em http://www.dgert.mtss.gov.pt/Emprego e Formacao Profissional/acreditacao/objectivos.htm.

Margarida
42
Viva,
Gostaria de uma descrição clara das tarefas inerentes aos seguintes elementos que fazem parte da equipa de acordo com os requisitos da Dgert, nomeadamente:
Coordenador pedagógico
Coordenador do trabalho de diagnóstico de necessidades
Coordenador do trabalho de acompanhamento e avaliação.
Desde já agradeço a atenção dispensada,
Margarida Augusto