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As 8 perguntas mais importantes são:

Para ficares a conhecer algo, alguém, alguma coisa ou acontecimento deves utilizar as seguintes perguntas: O QUÊ, QUEM, ONDE, COMO, QUANDO, COM QUE, PORQUÊ e QUANTO.

Estas perguntas podem ser utilizadas nas mais diversas ocasiões. Quando tens que escrever um press-release, um artigo ou uma reportagem. Quando tens que fazer uma entrevista a alguém, se estás a efectuar a selecção de um candidato para uma função, ou se és candidato/a a um lugar numa empresa. Quando vais a uma reunião e tens que detectar necessidades no cliente ou oportunidades de negócio. Para se conhecer bem uma situação, uma pessoa ou um facto deve começar-se por identificá-lo o melhor possível para ter uma actuação em conformidade com o contexto.

Vamos dizer que precisas noticiar qualquer coisa que aconteceu ou virá a acontecer na empresa. Será certamente necessário identificar o que é esse facto, quem está envolvido, de que forma está envolvido, como e em que circunstâncias ele ocorreu ou virá a ocorrer, quando foi ou será, porque e para quem é esse facto importante, e se envolve dinheiro, quanto envolve e quais as consequências.

No caso de estares a efectuar um processo de selecção, o facto de conheceres o/a candidato/a o melhor possível ajudar-te-á a fazer a selecção mais adequada para a função em causa. Assim se passa o mesmo para o/a candidato/a. Se fores a pessoa entrevistada quanto melhor conheceres a empresa para que estás a 'prestar provas', melhor preparado/a estás para evidenciar a tua adequação ao lugar em causa.

Em circunstâncias 'comerciais' já não se pode dizer que exista 'fidelidade' de cliente. O mercado rege-se por circunstâncias e contextos. O cliente faz escolhas informadas e conscientes que, muitas vezes, têm o foco de decisão no preço. Assim, quanto melhor conheceres o cliente onde vais propôr os serviços ou produtos da tua empresa, maiores são as probabilidades de ires ao encontro daquilo que ele necessita, fazendo com que a escolha dele tenha por base a resolução de um problema identificado e não apenas no preço.

Vê as sugestões que te damos em Recrutamento (Guião de Recrutamento e Selecção) e em Comercial (Guião de Caracterização de Cliente).