O que é a norma Posix 1003.2

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

O POSIX 1003.2 é uma norma para Shell e Utilitários desenvolvida pelo grupo de trabalho do IEEE 1003.2 (POSIX.2). O foco desta norma é a interface de interpretação de comandos e os programas utilitários executados frequentemente na linha de comando ou por outros programas. Uma versão inicial da norma foi aprovada e publicada pelo IEEE e está em actualização.

 

Esta norma tem impacto nos aspectos do comportamento dos shells definidos pelo POSIX.2. A linguagem de comandos dos shells foi normalizada, incluindo o controlo de fluxos, o redireccionamento do I/O e o pipelining, o processamento dos argumentos, a gestão de variáveis, a utilização de aspas, e as expressões regulares.

A normalização dos shells e utilitários tem como consequência uma simplificação da sua utilização pelos administradores de sistemas e programadores. Pois, desta forma, independentemente da versão de sistema operativo ou plataforma do shell ou utilitário utilizado o seu comportamento será igual.

Com isto, um script poderá ser utilizado em diferentes shells (desde que utilize apenas as funcionalidades da norma POSIX 1003.2): deixa de ser necessário desenvolver o script para cada tipo de shell. Ou seja, a produtividade é significativamente aumentada.

A qualidade é normalmente um objectivo e também um resultado da normalização.

Pode-se naturalmente considerar o desenvolvimento de scripts como programação ou desenvolvimento de software. No entanto, a linguagem de programação shell e utilitários definidos nesta norma têm limitações consideráveis. Para o desenvolvimento de aplicações com alguma complexidade recomenda-se a utilização de outras linguagens de programação como o Java, o C/C++, o PHP, entre outros.


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas