Skip to main content

‘Roaming’ com taxas mais baixas na UE desde 1 de Julho

Os operadores de comunicações móveis da União Europeia (UE) ficaram obrigados a baixar os preços das chamadas em roaming. As novas regras para as chamadas móveis a partir do estrangeiro são asseguradas por uma eurotarifa, que reduz os preços das chamadas de voz.

De acordo com o comunicado disponibilizado no Portal do Consumidor, a iniciativa integrava os objectivos definidos da Agenda Digital para a Europa. Até 2015, pretende-se anular progressivamente a diferença entre as tarifas de roaming e as tarifas nacionais.

A eurotarifa define que os preços máximos das chamadas em roaming devem baixar quatro cêntimos nas chamadas efectuadas, passando dos actuais 39 cêntimos para 35 cêntimos por minuto, e de 15 cêntimos por minuto nas chamadas recebidas para 11 cêntimos.

A proposta da União Europeia define ainda que as autoridades que regulam as telecomunicações em cada Estado-Membro devem assegurar que as novas regras para os dados em roaming são cumpridas pelas operadoras móveis, enquanto respeitam os limites mais baixos impostos para os preços das chamadas de voz.

Data: 08-07-2011

Fonte: Portal do Cidadão com Portal do Consumidor

Consulte

Uma nova Agenda do Consumidor Europeu - 25-05-2011

CE lança Conselhos para Cidadãos que viajem na Europa

  • Criado em .
  • Última atualização em .