Skip to main content

Como ficar atento aos alertas de segurança da autoridade tributária

A autoridade tributária e aduaneira (AT) é o órgão responsável pela administração fiscal e aduaneira em Portugal. A AT tem como missão garantir a cobrança dos impostos e dos direitos aduaneiros, bem como assegurar o cumprimento das obrigações fiscais e aduaneiras dos contribuintes.

No entanto, a AT também enfrenta o desafio de combater as fraudes e as tentativas de enganar os contribuintes. Muitas vezes, os fraudadores usam o nome e a imagem da AT para enviar e-mails ou mensagens falsas aos contribuintes, com o objetivo de obter informações pessoais ou financeiras, ou de induzir ao pagamento de supostas dívidas fiscais ou aduaneiras.

Estes e-mails ou mensagens falsas podem ter uma aparência muito semelhante às comunicações oficiais da AT, mas normalmente contêm erros ortográficos, gramaticais ou de formatação, ou pedem que se carregue em links suspeitos ou que se descarregue software malicioso. Estes links ou software podem levar a sites fraudulentos ou a infetar o computador do contribuinte com vírus ou programas espiões.

Para evitar cair nestas fraudes, é importante que os contribuintes estejam atentos aos alertas de segurança da AT. Estes alertas são publicados no Portal das Finanças, que é o site oficial da AT na internet. No Portal das Finanças, os contribuintes podem encontrar informações sobre os seus impostos, as suas declarações, os seus pagamentos, os seus reembolsos e outros serviços relacionados com a sua situação fiscal e aduaneira.

Para aceder aos alertas de segurança da AT, basta seguir estes passos:

  • Aceder ao Portal das Finanças através do endereço https://www.portaldasfinancas.gov.pt/.
  • Clicar na opção "Destaques" no menu lateral esquerdo da página inicial.
  • Clicar na opção "Alerta de segurança" na lista de destaques.
  • Ler os alertas publicados pela AT sobre as mensagens fraudulentas que estão a circular e as recomendações para se proteger.

Alguns exemplos de alertas de segurança da AT são:

  • Alerta de segurança - Mensagem fraudulenta sobre declaração de rendimentos
  • Alerta de segurança - Mensagem fraudulenta sobre regularização da situação tributária
  • Alerta de segurança - Mensagem fraudulenta sobre direção geral das alfândegas

Ao consultar estes alertas, os contribuintes podem ficar informados sobre as fraudes que estão a ocorrer e saber como identificar e denunciar as mensagens falsas que receberem. Além disso, os contribuintes podem seguir algumas dicas de segurança informática para evitar serem vítimas de fraudes, tais como:

  • Não abrir ou responder a e-mails ou mensagens suspeitas que peçam dados pessoais ou financeiros, ou que solicitem o pagamento de impostos ou taxas.
  • Não carregar em links ou descarregar anexos que venham nestes e-mails ou mensagens.
  • Verificar sempre o remetente e o assunto dos e-mails ou mensagens que receberem da AT. Os e-mails oficiais da AT têm sempre o domínio @at.gov.pt.
  • Aceder sempre ao Portal das Finanças através do endereço https://www.portaldasfinancas.gov.pt/ e não através de links que venham em e-mails ou mensagens.
  • Usar um antivírus atualizado e uma firewall no seu computador.
  • Alterar regularmente a sua senha de acesso ao Portal das Finanças e usar uma senha forte e diferente das que usa noutros sites.

Conclusão

A AT é o órgão responsável pela administração fiscal e aduaneira em Portugal, mas também é alvo de fraudes e tentativas de enganar os contribuintes. Para se proteger destas fraudes, é importante que os contribuintes estejam atentos aos alertas de segurança da AT, que são publicados no Portal das Finanças. Estes alertas informam sobre as mensagens fraudulentas que estão a circular e as recomendações para se proteger. Além disso, os contribuintes podem seguir algumas dicas de segurança informática para evitar serem vítimas de fraudes.

 

#AT #AutoridadeTributária #Alertas #Segurança #Fraudes #E-mails #Mensagens #PortalDasFinanças #Impostos #Contribuintes

  • Criado em .

1000 carateres remanescentes