Skip to main content

Por que a Comissão Europeia recomenda o uso do Open Document Format ODF?

O Open Document Format ODF é um formato aberto e padronizado para documentos de escritório, que pode ser usado para armazenar e trocar textos, planilhas, apresentações e gráficos. O formato foi desenvolvido pelo consórcio OASIS (https://en.wikipedia.org/wiki/OpenDocument_technical_specification) e é publicado como uma norma internacional pela ISO (https://en.wikipedia.org/wiki/OpenDocument). O formato baseia-se em XML e usa ficheiros ZIP comprimidos para facilitar a transformação e a reutilização de dados.

"Todos os institutos europeus devem ser capazes de usar o ODF, em intercâmbio com os cidadãos e as administrações nacionais" disse o Vice Presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, em resposta a membros do Parlamento Europeu (EC recommends supporting open document format).

A Comissão Europeia recomenda o uso do Open Document Format ODF por várias razões.

Em primeiro lugar, o formato é aberto e independente de qualquer fornecedor ou aplicação de software. Isso significa que os documentos podem ser lidos e editados por qualquer programa que suporte o formato, sem depender de licenças ou formatos proprietários. Assim, o formato promove a interoperabilidade entre diferentes sistemas e plataformas, evitando a dependência tecnológica e a obsolescência dos dados.

Em segundo lugar, o formato é acessível e inclusivo para todos os utilizadores. O formato permite a incorporação de metadados e de recursos de acessibilidade, como descrições alternativas para imagens, tabelas e gráficos. Além disso, o formato facilita a conversão para outros formatos acessíveis, como PDF/A ou Braille. Dessa forma, o formato garante que os documentos possam ser consultados e compreendidos por pessoas com diferentes necessidades e preferências.

Em terceiro lugar, o formato é seguro e confiável para os dados sensíveis. O formato permite a encriptação dos documentos com algoritmos padrão, como AES ou Blowfish. Além disso, o formato suporta a assinatura digital dos documentos com certificados digitais reconhecidos. Assim, o formato assegura a confidencialidade, a integridade e a autenticidade dos documentos.

Em conclusão, o Open Document Format ODF é um formato aberto e padronizado para documentos de escritório, que oferece vantagens em termos de interoperabilidade, acessibilidade e segurança. A Comissão Europeia recomenda o uso do formato para promover a transparência, a eficiência e a inovação na administração pública e na sociedade em geral.

 

#OpenDocumentFormat #ODF #ComissãoEuropeia #formatoaberto #interoperabilidade #acessibilidade #segurança

LibreOffice, Código Aberto

  • Criado em .

1000 carateres remanescentes