Skip to main content

Operadores móveis com muito bom desempenho no serviço de SMS e MMS

A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações realizou uma avaliação da qualidade dos serviços SMS e MMS disponibilizados pelos operadores Optimus (Sonaecom), TMN e Vodafone, através da análise se parâmetros técnicos que traduzem a percepção de qualidade na óptica do consumidor. Os resultados registados evidenciam o muito bom desempenho destes serviços.

Em geral, os sistemas de comunicações móveis estudados apresentam taxas de entrega de mensagens superiores a 98%. Os tempos médios de entrega de mensagens são inferiores a nove segundos, para o serviço SMS, e inferiores a 54 segundos para o serviço MMS.

Ao longo do dia ou entre dias úteis e fim-de-semana não se observaram diferenças muito significativas no desempenho dos serviços.

No que respeita ao serviço de mensagens curtas, o estudo evidencia muito bons níveis de desempenho do serviço SMS, não se observando diferenças significativas entre os operadores. Os melhores desempenhos foram registados pela TMN e Vodafone, já que 99,7% e 99,3% das mensagens, respectivamente, foram entregues aos destinatários sem falhas. Também se registam bons tempos médios de entrega. A Vodafone e a TMN apresentam os melhores desempenhos, com tempos médios de sete segundos.

Quanto ao comportamento do serviço SMS ao longo do dia, com excepção da Optimus no período compreendido entre as 21h e as 24h, não se registaram variações muito significativas dos indicadores analisados.

Os níveis de acessibilidade do serviço da TMN e Vodafone são sempre superiores a 99%, enquanto a Optimus apresenta níveis superiores a 98% - excepto entre as 21h e as 24h, em que há uma degradação do indicador.

A taxa de entrega de mensagens apresenta valores entre 98% e 100%. As taxas mais baixas pertencem à Optimus, entre as 21h e as 24h, devido à fraca acessibilidade do serviço registada nesse período.

No que respeita ao tempo médio de entrega de mensagens, as variações são muito pouco significativas ao longo do dia, cerca de um segundo entre o melhor e o pior tempo médio registado.

Relativamente ao serviço de mensagens multimédia, os sistemas móveis apresentam um muito bom desempenho. O indicador taxa de entrega de mensagens regista níveis superiores a 98,5%, sem diferenças significativas entre operadores.

Nos tempos médios de entrega de mensagens verificam-se diferenças significativas entre operadores. Os melhores desempenhos pertencem à Optimus e Vodafone, com tempos médios de entrega de 35 segundos, enquanto que no caso da TMN o tempo de entrega sobe para 53,4 segundos.

Ao longo do dia não se registam variações muito significativas. A taxa de envio de MMS varia entre 98,5% e 100%, com excepção para a TMN que entre as 21h e as 22h apresenta uma taxa de 97,3%.

As taxas de entrega de MMS oscilam entre 96% e 100%, com comportamento semelhante para os três operadores.

Quanto ao tempo médio de entrega de MMS, apresenta um comportamento regular na maior parte do dia, com a Optimus e a Vodafone a apresentarem tempos médios entre 30 e 40 segundos, enquanto na TMN esses valores sobem para 48 a 58 segundos. A oscilação mais acentuada foi registada pela TMN, já que no período entre as 15h e as 16h este indicador registou um valor médio de 91 segundos.

Neste trabalho realizado pela ANACOM, foram estudados os principais indicadores de qualidade tendo em conta a perspectiva do utilizador. Entre os indicadores analisados estão a acessibilidade dos serviços, a taxa de entrega de mensagens, o tempo de entrega de mensagens, assim como a variação destes indicadores ao longo do dia.

As medições foram efectuadas em igualdade de condições para os três operadores, e as medidas de campo decorreram entre 9 e 15 de Julho. No total foram enviadas 15.117 mensagens de teste, o que corresponde a 72 horas de medidas.

A amostra utilizada permitiu que os resultados globais obtidos, por cada operador, apresentem erros de precisão máximos inferiores a 1% para os indicadores acessibilidade do serviço e taxa de entrega de mensagens; e inferiores a 1,26 segundos para o tempo de entrega de mensagens, com nível de confiança de 95%.

As mensagens de teste utilizadas tinham uma dimensão de 120 caracteres para SMS e de 25KB para MMS.

 

  • Criado em .
  • Última atualização em .