O outsourcing informático pode colocar em risco as funções Técnicas de uma organização?

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

É inevitável que as TI são hoje em dia um factor competitivo para as organizações que as utilizam. A sua integração no negócio permite melhorar e tornar mais eficiente muitos processos fulcrais de uma organização, bem como potenciar o relacionamento com todos os intervenientes do negócio (Clientes, Colaboradores, Fornecedores, Parceiros, etc).

 

Para poder rentabilizar a utilização das TI é importante conhecer as mesmas e conseguir uma aplicabilidade prática que efectivamente traga retorno ao negócio. Desta forma, o conhecimento e especialização tecnológicas podem ser factores importantes para potenciar e rentabilizar a introdução das TI no negócio. Por outro lado, o investimento em tecnologia tem normalmente um investimento, especialmente inicial, elevado, que muitas vezes torna difícil a sua aquisição, acrescendo ainda o facto da necessidade de investimento em conhecimento dessa tecnologia e investimento na sua continuidade, quer em termos de suporte, quer em termos de actualizações permanentes.

É com vista a diminuir os encargos, investimento inicial e conhecimentos, basicamente e potenciar a aplicabilidade, que o outsourcing pode constituir um elemento importante que possibilita o acesso mais facilitado e melhor de mais organizações para implementação das TI no seu negócio.

Embora, desta forma, efectivamente, se tornem menores as necessidades de recursos técnicos internos na organização para implementação e desenvolvimento de projectos de TI, torna-se por outro lado essencial a existência de recursos técnicos com capacidade de gestão que permitam, em colaboração com os parceiros em outsourcing, a efectiva integração das  TI no negócio, a liderança destes processos a nível interno da organização e a procura de novas e melhores aplicações das TI como factor competitivo da sua organização.


Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas