Como proteger um documento OpenOffice.org com palavra-chave

Votos de utilizador:  / 3
FracoBom 

Para proteger um documento no OpenOffice.org deverá escolher a opção Ficheiro -> Gravar como -> (v) Gravar com senha.

De acordo com a ajuda do OpenOffice.org: 

Proteger conteúdo no OpenOffice.org

Segue-se uma descrição geral dos vários modos de protecção dos conteúdos no OpenOffice.org em relação a alterações, eliminações ou visualização.

Proteger todos os documentos ao guardar

Todos os documentos guardados em formato OpenDocument podem ser guardados com uma palavra-passe. Os documentos guardados com uma palavra-passe não podem ser abertos sem a mesma. O conteúdo encontra-se protegido para que não seja lido sem um editor externo. Isto aplica-se ao conteúdo, gráficos e objectos OLE.

Activar a protecção

Seleccione Ficheiro - Guardar como e marque a caixa de verificação Guardar com palavra-passe. Guarde o documento.

Desactivar a protecção

Abra o documento, introduzindo a palavra-passe correcta. Seleccione Ficheiro - Guardar como e desmarque a caixa de verificação Guardar com palavra-passe.

 

 

As informações introduzidas em Ficheiro - Propriedades não são encriptadas. Estas incluem o nome do autor, a data de criação, as contagens de palavras e caracteres.

 

Proteger marcas de revisão

Através de todas as alterações efectuadas no OpenOffice.org Calc e no OpenOffice.org Writer, a função de revisão regista quem efectuou a alteração. Esta função pode ser activada com protecção, para que só possa ser desactivada quando é introduzida a palavra-passe correcta. Até que este procedimento seja efectuado, todas as alterações continuarão a ser registadas. A aceitação ou rejeição de alterações não é possível.

Activar a protecção

Seleccione Editar - Alterações - Proteger registos. Introduza e confirme uma palavra-passe constituída por um mínimo de 5 caracteres.

Desactivar a protecção

Seleccione Editar - Alterações - Proteger registos. Introduza a palavra-passe correcta.

 

Proteger molduras, gráficos e objectos OLE

É possível proteger o conteúdo, posição e dimensão de imagens inseridas. O mesmo se aplica a molduras (no Writer) e objectos OLE.

Activar a protecção

Por exemplo, no caso de gráficos inseridos no Writer: Seleccione o separador Formatar - Imagem - Opções. Em Proteger, marque Conteúdos, Posição e/ou Tamanho.

Desactivar a protecção

Por exemplo, no caso de gráficos inseridos no Writer: Seleccione o separador Formatar - Imagem - Opções. Em Proteger, desmarque conforme apropriado.

 

Proteger objectos de desenho e objectos de formulário

Os objectos de desenho que inserir nos documentos com a barra de ferramentas Desenho podem ser protegidos contra alterações de dimensão ou de localização acidentais. Poderá efectuar o mesmo com objectos de formulário inseridos com a barra de ferramentas Controlos de formulário.

Activar a protecção

Seleccione Formatar - Objecto - Posição e tamanho - separador Posição e tamanho. Seleccione a caixa de verificação Posição ou Tamanho.

Desactivar a protecção

Seleccione Formatar - Objecto - Posição e tamanho - separador Posição e tamanho. Desmarque a caixa de verificação Posição ou Tamanho.


Pedro Ferreira Community Builder Avatar   19.02.2010 (18:01:04)
Sim Não

Caro Antonio Chambel,

a forma de proteger os documentos em OpenOffice.org é a descrita neste artigo.

Existem formas de proteger conteúdos parciais como, por exemplo, revisões.

 
 
  Pedro Ferreira      
 
Antonio Chambel Community Builder Avatar   15.02.2010 (21:30:15)
54 Sim Não

É possível proteger um texto no OpenOffice com o cadeado, tipo Word? Como faço e onde está o símbolo cadeado.
Obrigado

 
 
       
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas