Existem diferenças entre OpenOffice.org e Microsoft Office?

Votos de utilizador:  / 4
FracoBom 

O projecto de criação de uma ferramenta de produtividade de escritório de livre utilização e distribuição - OpenOffice.org - disponibiliza, com o apoio da Sun MicroSystems, uma versão que se aproxima do Microsoft Office. Sem custos. (...)

Não pretendemos convencê-lo a ser mais um dos utilizadores do OpenOffice.org que já conta com mais de 300 milhões de utilizadores, mas sim, a ponderar a sua utilização. Para isso, apresentamos informação relativa aos dois produtos para o apoiar numa tomada de decisão consciente.

A Microsoft Corporation tem uma postura de líder de mercado direccionada a quem já conhece o produto promovendo novas funcionalidades, algumas delas supérfluas, do Office Suite. Do seu lado, o OpenOffice.org tem como objectivo atrair novos clientes e, para tal, tem de conquistar os clientes da Microsoft mantendo a compatibilidade com o Microsoft Office, implementando as mesmas funcionalidades e inovando em alguns aspectos.

A informação disponibilizada pelas duas entidades está estruturada de forma muito diferente o que dificultou o nosso trabalho de recolha de informação. Neste documento apresentamos um cruzamento estruturado entre a informação que recolhemos e os resultados dos testes que realizamos.

Antes de prosseguir vamos esclarecer o que são o OpenOffice.org e o Microsoft Office: são pacotes completos de produtividade de escritório.

Os programas incluídos de base no Microsoft Office são o Word (processador de texto), o Excel (folha de cálculo), o Outlook (correio electrónico) e o PowerPoint (criação de apresentações multimédia) e ainda Access (gestor de bases de dados), FrontPage (criação de páginas Web), InfoPath (recolha e gestão de informação), Project (gestão de projectos), Publisher (criação de publicações para o Marketing), Visio (criação de diagramas) e o Small Business Accounting (contabilidade para PMEs). Com esta quantidade de produtos torna-se difícil, actualmente, perceber quais são aqueles que realmente precisamos. Tudo isto tem um custo de aquisição significativo que tem em conta também a imagem e a Marca e, além disso, o preço em Portugal é praticamente o dobro do preço nos Estados Unidos.

O OpenOffice.org disponibiliza o WRITER (processador de texto), o CALC (folha de cálculo), o IMPRESS (criação de apresentações multimédia), o BASE (gestor de bases de dados) e o DRAW (desenho 3D). O OpenOffice.org não tem custos de licenciamento: pode fazer download do programa directamente a partir do site.

Diferenças

O desenvolvimento do OpenOffice.org te, entre outros, os seguintes factores de orientação: a interoperabilidade com o Microsoft Office, a facilidade de utilização, a rapidez de funcionamento, a integração com o Gnome Desktop e o Microsoft Windows, a estabilidade e qualidade, a administração e implementação, o aspecto moderno, e a integração (plugins e aplicações de terceiras entidades).

Um aspecto importante do OpenOffice.org é a existência do BASE, um programa de bases de dados semelhante ao Access mas que permite a ligação a variadas bases de dados como MySQL, Oracle, livros de endereços LDAP, etc... Além do formato interno, o Access só permite o acesso a bases de dados Microsoft SQL Server enquanto o BASE permite aceder a quase qualquer base de dados excepto o SQL Server.

Uma das principais vantagens do OpenOffice.org sobre o Microsoft Office encontra-se na compatibilidade. De facto, o OpenOffice.org pode ser utilizado em vários sistemas operativos desde Windows e Linux até Mac OS X passando por Solaris, assim como, a leitura e escrita na maior parte do formatos de ficheiros (incluindo os formatos do Microsoft Office e dos pocket devices). Não menos importante é a capacidade que o OpenOffice.org tem de gravar ficheiros em formato Adobe Portable Document Format (PDF) sem haver necessidade de instalar qualquer software adicional. O OpenOffice.org é multi-língua, suporta mais de 23 línguas. Tudo isto combinado, permite misturar plataformas sem haver necessidade de se preocupar com os problemas de compatibilidade.

Processadores de Texto

Os processadores de texto são utilizados para escrever desde uma simples carta até a um livro completo com ilustrações, tabelas, ...

  Microsoft Office 2003 WordOpenOffice.org 2.0 WRITER
Wizards V V
Styles and formatting V V
AutoCorrect Dictionary V V
AutoComplete V V
AutoFormat V V
Text frames and linking V V
Table of contents or indexing terms V V
Conversão directa para PDF X V
Formatos suportados

Microsoft Word, XML, HTML, RTF

OpenDocument Text com o Sun ODF Plugin 

Microsoft Word, OpenOffice.org Writer 1.0, OpenDocument Text, RTF, StarWriter, HTML, Palm, XML

Folha de Cálculo

Uma folha de cálculo tem todas as ferramentas necessárias à análise, cálculo, resumo e apresentação de dados em relatórios numéricos e gráficos.

  Microsoft Office 2003 ExcelOpenOffice.org 2.0 CALC
Wizards V V
Styles and formatting V V
AutoCorrect Dictionary V V
Conversão directa para PDF X V
DataPilot V V
Natural language formulas V V
Scenario Manager V V
Design Themes V V
Formatos suportados

Microsoft Excel, CSV, Lotus 1-2-3, dBase, Data Interchange Format, SYLk, XML, HTML

OpenDocument SpreadSheet com o Sun ODF Plugin

Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc 1.0, Data Interchange Format, dBase, OpenDocument SpreadSheet, StarCalc, SYLK, CSV, HTML, XML, Pocket Excel

Apresentações Multimédia

Os programas de criação de apresentações multimédia permitem a criação de apresentações com efeitos especiais, animações e desenhos para atrair a atenção.

  Microsoft Office 2003 PowerPointOpenOffice.org 2.0 IMPRESS
Wizards V V
Styles and formatting V V
AutoCorrect Dictionary V V
Master Pages V V
Conversão directa para PDF X V
complete range of Views V V
easy-to-use drawing and diagramming tools V V
Slide show Animation and Effects V V
Design Themes V V
Formatos suportados

Microsoft PowerPoint, HTML, Imagem, Outline/RTF

OpenDocument Presentation com o Sun ODF Plugin

Microsoft PowerPoint, OpenOffice.org Drawing 1.0, OpenDocument Presentation, StarDraw, StarImpress, OpenDocument Drawing, Macromedia Flash, Imagem

Gestor de Bases de Dados

Os gestores de base de dados permitem criar e modificar tabelas, formulários, e relatórios a partir da sua base de dados ou utilizando bases de dados internas.

  Microsoft Office 2003 AccessOpenOffice.org 2.0 BASE
Wizards V V
Design/SQL Views V V
Conversão directa para PDF X V
Acesso a Bases de Dados Externas MS SQL Server, ODBC ODBC, JDBC, Adabas D, dBase, LDAP, Oracle JDBC, Text, Spreadsheet, Address book
Formato interno Access HSQL

Desenho 3D

O DRAW é um programa de desenho 3D, que não tem equivalente directo no Microsoft Office, e que produz desde diagramas simples até animações 3D com efeitos especiais.

  Microsoft Office 2003OpenOffice.org 2.0 DRAW
Conversão directa para PDF NA V
Acesso a Bases de Dados Externas NA OpenDocument Drawing, OpenOffice.org 1.0 Drawing, StarDraw, HTML, Macromedia Flash, Imagem

Equações Matemáticas

O MATH é a componete dedicada às equações matemáticas. É frequentemente utilizado como editor de equações para documentos de texto.

  Microsoft Office 2003OpenOffice.org 2.0 MATH
Conversão directa para PDF NA V
Acesso a Bases de Dados Externas NA OpenDocument Formula, OpenOffice.org 1.0 Formula, StarMath, MathML

A Utilização do OpenOffice.org

Considerações a ter em Conta na Implementação

Antes de ser feita uma instalação em massa, o OpenOffice.org deve ser testado pelos utilizadores chave de forma a identificar os potenciais problemas de uma implementação em massa para poder superá-los da melhor forma.

A principal dificuldade na implementação do OpenOffice.org está na grande resistência à mudança por parte dos utilizadores. A mudança deve, por isso, ser planeada da melhor forma possível para os utilizadores perceberem que não estão a perder com os novos hábitos.

Apesar de, nos testes que realizamos, não termos encontrado incompatibilidades além de pequenas diferenças na visualização de folhas de cálculo, existem falhas na conversão de folhas de cálculo do Microsoft Office com Macros e outros utilitários avançados, assim como, na conversão de templates e mail merge. Estes casos passarão pela programação, em novos documentos OpenOffice.org, das Macros que o OpenOffice.org não consiga converter.

Uma das dificuldades apresentadas frequentemente para a implementação do OpenOffice.org é a ausência de uma ferramenta de correio electrónico semelhante ao Outlook. Isto não é, do nosso ponto de vista, suficiente para inviabilizar a implementação do OpenOffice.org pois existem ferramentas de correio electrónico em código aberto que cobrem as funcionalidades do Outlook.

Pós-instalação:

Com o tempo os utilizadores, apercebem-se da facilidade da utilização das ferramentas do OpenOffice.org.


Pedro Ferreira Community Builder Avatar   11.08.2011 (16:56:35)
Sim Não

Pedro Ferreira Escreveu:

quais sãoas3 pricipais difarenças entre o broffice eo microsoft word


1. O BROffice (versão brasileira do openoffice) é baseado em código aberta não sendo uma ferramenta proprietária (não requer licenciamento).

2. Um aspecto importante do BROffice é a existência do BASE, um programa de bases de dados semelhante ao Access mas que permite a ligação a variadas bases de dados como MySQL, Oracle, livros de endereços LDAP, etc...

3. Uma das principais vantagens do OpenOffice.org sobre o Microsoft Office encontra-se na compatibilidade. De facto, o OpenOffice.org pode ser utilizado em vários sistemas operativos desde Windows e Linux até Mac OS X passando por Solaris
 
 
  Pedro Ferreira      
 
Pedro Ferreira Community Builder Avatar   11.08.2011 (16:51:14)
softwares - de fabiola Sim Não

quais sãoas3 pricipais difarenças entre o broffice eo microsoft word

 
 
  Pedro Ferreira      
 
Pedro Ferreira Community Builder Avatar   05.03.2010 (18:41:33)
Sim Não

quais sao as diferenças entre micsosofft office.open office e obr office

 
 
  Pedro Ferreira      
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas