Podes melhorar a qualidade das tuas fotografias digitais?

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

Tirar boas fotografias não é tão fácil quanto parece. A fotografia é muito subjectiva e não há regras. Não se trata apenas de carregar num botão, é importante aprender a dominar a luz e a máquina, para depois fazeres o que quiseres. Seguem algumas dicas para melhorares as tuas fotografias.

Está escuro

Com pouca luz a máquina abre o diafragma durante mais tempo para compensar, pelo que um movimento ou um tremor, por mais ligeiro que seja, pode estragar a fotografia. Vê se a máquina possui um ‘modo nocturno’, ‘interior’, ‘festa’ ou, melhor ainda, usa o flash. Os ‘olhos vermelhos’ podem ser removidos posteriormente com um programa de tratamento de imagens.

Aproveita a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puderes, aproveita-a. Posiciona-te de maneira a que a fonte de luz fique atrás de ti, aproveitando o seu reflexo no objecto ou em quem queres fotografar. É impressionante a diferença que um simples passo para o lado pode fazer. E lembra-te de verificar se a tua sombra está na fotografia! A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos, sendo excelente para tirar retratos. É preciso algum cuidado ao utilizar o flash. A luz do flash, além de forte, tem uma cor diferente da do ambiente. É uma ‘luz dura’ que vai tornar visíveis as rugas e as imperfeições. Já reparaste como ficamos ‘feios’ nas fotografias tiradas com flash? Agora já sabes porquê!

Cor

A maioria das máquinas digitais vêm com controlo de cor, ou ‘white balance’. Este controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob uma fonte de luz. Mas as configurações pré seleccionadas da máquina nem sempre são as mais indicadas para quem quer qualidade de imagem. A configuração para dias de sol, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotografias. Esta tonalidade dá uma sensação de calor, tornando a fotografia mais interessante nalguns aspectos. Experimenta bastante o controlo de cor até acertares no que melhor se adapta ao que queres fotografar.

Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a utilizar o flash de forma adequada. Utilizar o flash muito em cima do objecto ou pessoa pode deixar a fotografia toda clara, e muito longe, escura. O flash tem um alcance limitado, entre três a cinco metros, sendo que poderá ter um pouco mais. Não adianta utilizar o flash numa fotografia onde o foco é um objecto a 30 metros. Um bom exemplo de utilização inadequada do flash é os espectáculos. Regra geral, não é necessário luz adicional. A luz do palco é mais do que suficiente para a fotografia. Utilizar o flash só vai iluminar as cabeças de quem está à tua frente, mostrando a careca do vizinho e fazendo desaparecer o resto!

Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único sítio onde o flash é necessário. Numa fotografia em contraluz, por exemplo, o flash pode ser utilizado. Quando quiseres tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz por trás de si, como o sol, por exemplo, vais notar que o sol fica brilhante deixando ver apenas a silhueta da pessoa. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

Sofres de “Dança de S. Guido”

Actualmente a maioria das máquinas digitais vem com tecnologia anti tremor, também chamada de Estabilização de Imagem. Usa-a. Funciona!

Retratos

Aproxima-te. Quando o cenário é uma pessoa, o que se quer mostrar é... a pessoa! Não tenhas medo de te aproximar. Dependendo do teu objectivo, podes até cortar um pouco da parte de cima da cabeça, tornando possível ver detalhes como sardas e pestanas. O que não deve acontecer é mostrar aquele monte de nada à volta da pessoa.

Conta as tuas pernas: só encontraste duas?

Algumas fotografias - como imagens do céu, à noite - simplesmente não podem ser tiradas enquanto tiveres a máquina na mão. Nestes casos o diafragma precisa de ficar aberto durante o tempo necessário para entrar a luz que vai permitir que se veja o objecto da fotografia e, como já sabes, tremeu, estragou! Um tripé é essencial...

Olha nos olhos

Tira fotografias à altura dos olhos da pessoa. Para tirares uma fotografia de uma criança ajoelha-te, senta-te, deita-te no chão… faz o que for preciso para ficar à altura dela.

O teu cenário está em movimento

Tenta usar o modo desportivo da máquina, se houver essa opção, ou o modo de disparo contínuo para fotografar objectos que se movem rapidamente, como cães a correr, ciclistas a pedalar e discos voadores em movimento rápido pelos céus!

Cuidado com o fundo

Tem muito cuidado ao seleccionar o local onde vais tirar uma fotografia. A escolha do que aparece no fundo é tão importante quanto o que vem em primeiro plano. Cores vibrantes, linhas e objectos aparentemente inofensivos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, e bastante frequente, é tirar uma fotografia de pessoas em frente a uma árvore e vir a perceber que os galhos da árvore parecem formar cornos nas suas cabeças.

Fotografias verticais

Muitos cenários exigem uma fotografia vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vira a máquina.

Esqueceste-te de focar

Em quase todas as máquinas o foco automático entra em acção quando se carrega ligeiramente no botão de disparo. Espera o bip e depois tira a fotografia. Ena! Habemus focum!!!

Enquadramento

Tenta fugir do clichê de colocar o objecto principal sempre no centro da fotografia. Deslocar o objecto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante. Divide mentalmente o visor da máquina em três colunas e três linhas, como num jogo do galo. As intersecções das linhas são os pontos mais interessantes da tua fotografia. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

Síndrome do bafo quente na nuca

Se estiveres a tirar fotografias com pouca luz, tenta afastar-te mais do objecto fotografado para permitir a entrada de mais luz na máquina.

Experimenta

Não há melhor dica do que esta: experimenta. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Lê o manual da máquina do princípio ao fim, para aprenderes tudo o que podes fazer com ela e testa todas as configurações possíveis.

A tua namorada carregou na maquilhagem

O teu namorado tem uns quilitos a mais

Infelizmente não temos solução para tudo...


Beatriz Madeira Community Builder Avatar   03.02.2011 (10:11:51)
Sim Não

Caro Ernesto Maia,

É claro que é possível tirar boas fotografias nocturnas com essa máquina. Em primeiro lugar deve fixar a máquina num tripé, ou arranjar qualquer forma de a manter absolutamente fixa, sem balançar nada. Em segundo lugar não deverá usar nunca o flash, a não ser que se pretenda obter algum efeito muito especial. Esta máquina, como outras reflex digitais, tem um modo de programa de fotografia nocturna, que deverá ser escolhido para este fim. Mas também se poderá alternar com o modo de fotografia Auto ou mesmo o Manual para experimentar várias velocidades e aberturas e ir comparando os resultados. Com a máquina sempre sobre um tripé...!
Aconselhamos que leia os seguintes artigos:

O primeiro é sobre a máquina: http://www.dpreview.com/reviews/sonydslra390/

O segundo é um artigo muito interessante e completo que ensina a tirar fotos nocturnas: http://www.schoolofphotography.com/courses/free-night-photography-lesson.html

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que

 
 
  Beatriz Madeira      
 
Ernesto Maia Community Builder Avatar   26.01.2011 (20:34:44)
25 Sim Não

Olá eu tenho uma sony DSLR-A390 e queria saber como configura-la para tirar fotos do céu a noite, das estrelas...se isso for possível com essa maquina claro..
desde ja agradeço

 
 
       
 

Smileys

:confused: :cool: :cry: :laugh: :lol: :normal: :blush: :rolleyes: :sad: :shocked: :sick: :sleeping: :smile: :surprised: :tongue: :unsure: :whistle: :wink: 

Para garantir uma resposta às suas perguntas, utilize preferencialmente o nosso fórum.
Faça login para ver mais rapidamente que o seu comentário foi publicado.
Para sua segurança, não permitimos a inclusão de dados de contacto pessoais nos comentários como endereços de correio eletrónico ou números de telefone. Para contactar outros utilizadores do site, registe-se e estabeleça uma ligação para poderem trocar mensagens.

  4000 caracteres disponíveis

Antispam Actualizar imagem Não é sensível a maiúsculas