Skip to main content

Greve dos Enfermeiros a 4 e 5 de junho

Ligado 04-06-2015

Durante a sua participação no piquete dos enfermeiros no Hospital de São José, a porta-voz bloquista, Catarina Martins, vincou que a luta dos enfermeiros é “a luta pelo direito dos utentes”. Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, a adesão de 80% à greve nacional traduz a "enorme insatisfação e descontentamento" por parte da classe.

Esquerda.net: “Adesão dos enfermeiros à greve é sinal da força das suas reivindicações”

A greve nacional dos enfermeiros registou uma adesão média nos dois dias entre os 75% e os 80%, "sendo hoje mais claro uma elevada ausência de enfermeiros nos centros de saúde", revelou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

Notícias ao Minuto: Greve de enfermeiros sentiu-se mais hoje nos centros de saúde

No segundo dia da greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, a os serviços mais afectados são as consultas externas e os atendimentos nos centros de saúde

Público: Sindicato dos enfermeiros diz que adesão à greve ultrapassa os 80%

Protestam contra a degradação das condições de trabalho e a favor da valorização da profissão. Sindicato diz que metade dos enfermeiros sofre de exaustão física e psíquica e mais de metade afirma que o seu ambiente de trabalho é mau.

Rádio Renascença: Segundo dia de greve dos enfermeiros com 84% de adesão

A adesão à greve nacional dos enfermeiros foi de 80% nos três turnos do primeiro dos dois dias da contestação, e hoje, no turno da manhã, foi de 81%, avançou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Observador: Adesão à greve de enfermeiros foi de 81% no primeiro turno do segundo dia

A adesão à greve nacional dos enfermeiros foi de 80% nos três turnos do primeiro dos dois dias da contestação, e hoje, no turno da manhã, foi de 81%, avançou fonte do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Notícias ao Minuto: Adesão à greve de enfermeiros foi de 81% no primeiro turno do segundo dia

Com registos de forte adesão dos enfermeiros no primeiro dia de greve e com as mesmas expectativas para o segundo dia, o Sindicatos dos Enfermeiros Portugueses vai fazer, amanhã de manhã, o balanço desta greve de 4 e 5 de Junho e anunciar outras possíveis iniciativas de luta.

CGTP-IN: SEP faz balanço da greve e divulga prosseguimento da luta

Até ao início de junho foram contratados 839 enfermeiros e até ao final de 2015 o número de contratações deverá ultrapassar os dois milhares, garante o Ministério da Saúde, que não compreende a greve.

Observador: Já foram contratados 839 enfermeiros este ano

O Ministério da Saúde considera de "difícil justificação" a greve dos enfermeiros, alegando que está a decorrer um processo negocial conjunto, e sublinha que nos últimos três anos o Governo tem adotado medidas reivindicadas pelo sindicato.

Noticias ao Minuto: Greve de enfermeiros durante processo é de "difícil justificação"

Luta de dois dias quer mais profissionais e melhores condições de trabalho. Sindicato estuda mais formas de luta.

Público: Enfermeiros esperam “contratações em resposta” a greve com adesão de 80%

A greve nacional dos enfermeiros registou durante a manhã uma adesão entre os 70% e os 80%, mantendo os níveis registados já no primeiro turno (80%), o que traduz a "enormíssima insatisfação" destes profissionais, segundo o sindicato do setor.

Notícias ao Minuto: Greve de enfermeiros entre 70% e 80% traduz "enorme insatisfação"

Paralisação que começou nesta quinta e prolonga-se até sexta-feira. Só estão assegurados os serviços mínimos nos centros de saúde e hospitais.

Público: Primeiro turno da greve dos enfermeiros com adesão de 80%, diz sindicato

Tiago Miranda está a tirar a licenciatura e, a dois anos de o terminar, já pensa em fazer as malas – uma escolha sem alternativa, diz, face à falta de condições de trabalho ou esperança no futuro em Portugal.

Rádio Renascença: Adesão de 80% na greve de enfermeiros. Emigrar é opção antes do fim do curso

A adesão à greve nacional dos enfermeiros rondou os 80% no primeiro turno do primeiro dos dois dias da contestação, disse à Lusa o presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Observador: Adesão à greve dos enfermeiros ronda os 80%

A adesão à greve nacional dos enfermeiros rondou os 80% no primeiro turno dos dois dias da contestação, indicam os dados do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que convocou a paralisação. O presidente do SEP adiantou que a adesão à greve no primeiro turno veio confirmar a "enorme insatisfação e descontentamento por parte dos enfermeiros e traduziu-se em 80 por cento de adesão no turno da noite".

CGTP-IN: Greve dos enfermeiros com adesão de 80%

O protesto pode afectar as cirurgias programadas, consultas externas e serviços nos centros de saúde, mas há serviços mínimos.

Rádio Renascença: Enfermeiros iniciam dois dias de greve

Os enfermeiros portugueses estarão em greve amanhã e no dia seguinte, 4 e 5 de Junho. Lutam contra a degradação das condições de trabalho e pela valorização económica da carreira de enfermagem. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses defende que "valorizar os enfermeiros é um investimento dos contribuintes" e acusa o Governo de estar a poupar milhões à custa dos enfermeiros e da deterioração da qualidade da prestação dos cuidados de saúde.

CGTP-IN: Enfermeiros em greve pela valorização profissional

 

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses marcou uma greve nacional para quinta e sexta-feira contra a "degradação das condições de trabalho" destes profissionais e pela valorização da carreira de enfermagem.

Esquerda.net: Enfermeiros cumprem dois dias de greve esta semana

Paralisação contra degradação das condições de trabalho.

Público: Enfermeiros em greve na quinta e sexta-feira

Enfermeiros portugueses em greve nacional esta quinta e sexta-feira contra a "degradação das condições de trabalho".

Observador: Enfermeiros em greve nacional contra degradação das condições de trabalho

Profissionais contestam aumento do horário de trabalho, cortes na penosidade e congelamento de escalões, tal como número insuficiente de enfermeiros.

Rádio Renascença: Enfermeiros marcam greve nacional para quinta e sexta-feira

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) marcou uma greve nacional para quinta e sexta-feira contra a "degradação das condições de trabalho" destes profissionais e pela valorização da carreira de enfermagem.

Notícias ao Minuto: Enfermeiros em greve contra perda das condições de trabalho

Os enfermeiros estarão em greve nos dias 4 e 5 de Junho, em defesa do seu Caderno Reivindicativo, no qual exigem a reposição às 35 horas de trabalho semanais e das horas de qualidade, o descongelamento dos escalões e a reposição e outros direitos que o Governo suprimiu com o pretexto da crise.

CGTP-IN: Pela reposição das 35 horas de trabalho semanais