Skip to main content

Trabalhadores e utentes na defesa do serviço público de transportes

Ligado 20-05-2015

Esquerda.net: Marcha Contra a Privatização dos Transportes

A marcha convocada pela Fectrans juntou sindicatos e comissões de utentes em defesa dos transportes públicos sob controlo público.

Esquerda.net: Trabalhadores dos transportes manifestaram-se contra privatizações

Dia 21 é dia de Marcha Contra as Privatizações nas empresas dos transportes. Será uma oportunidade para denunciar a destruição dos transportes públicos por este Governo, o que é sempre de apoiar. Mas, tal como tem sucedido com as greves do Metro e da Carris, isoladas, podia ser outra coisa.

Esquerda.net: Está na hora de fazer a luta toda, com todos!

Trabalhadores e sindicalistas protestaram ontem (21 de Maio), em Lisboa, contra a privatização dos transportes, numa marcha entre o Largo de Camões e a Assembleia da República. A Marcha organizada pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, FECTRANS, CGTP-IN, outras organizações sindicais e comissões de trabalhadores foi a forma de protesto escolhida contra a liquidação/privatização da TAP, da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário e da CP-Carga: contra a subconcessão/privatização do Metropolitano de Lisboa, Carris, Transtejo, Soflusa, STCP [Sociedade de Transportes Coletivos do Porto] e Metro do Porto. Contra a entrega a privados dos serviços lucrativos da CP e, também, contra a destruição da Refer (gestora da estrutura ferroviária) na fusão com as Estradas de Portugal.

CGTP-IN: Marcha contra a privatização dos transportes

Muitos trabalhadores, reformados e utentes marcharam, hoje, contra as privatizações das empresas de transportes e na defesa de um serviço público de qualidade e seguro, com componente social, numa iniciativa promovida por 38 organizações de trabalhadores e utentes.

CGTP-IN: Público é de todos, privado é só de alguns

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, diz que os trabalhadores "não vão parar de lutar".

Público: Trabalhadores protestam em Lisboa contra a privatização dos transportes

Dezenas de trabalhadores e sindicalistas protestaram hoje em Lisboa contra a privatização dos transportes, fazendo uma marcha entre o Largo de Camões e a Assembleia da República, e gritando palavras de ordem a pedir a demissão do Governo.

Jornal de Negócios: Trabalhadores protestam em Lisboa contra a privatização dos transportes

Os trabalhadores das oficinas ferroviárias da EMEF saíram à rua para defender que a empresa se mantenha pública. Dia 21 há manifestação conjunta do setor dos transportes ameaçados de privatização ou concessão a privados.

Esquerda.net: Protesto no Entroncamento contra a privatização da EMEF

Na próxima quinta-feira, estes trabalhadores vão juntar-se à marcha "Público é de todos – Privado é só de alguns", organizada pela Fectrans e com o apoio de sindicatos e utentes de todo o setor de transportes que está a ser alvo de processos de venda ou concessão por parte do atual governo.

Esquerda.net: Inauguração do Museu Ferroviário marcada por protestos

Sob o lema "Público é de todos, Privado é só de alguns", 38 organizações de trabalhadores, reformados e utentes promovem, amanhã, a Marcha Contra as Privatizações dos Transportes que terá lugar em Lisboa, com início no Largo de Camões, às 10:30 horas, e destino a Assembleia da República.

CGTP-IN: Marcha Contra as Privatizações dos Transportes

A Comissão de Trabalhadores da TAP anunciou que irá participar na marcha promovida pela Fectrans na próxima quinta-feira entre o Largo Camões e São Bento.

Esquerda.net: Trabalhadores da TAP juntam-se à marcha contra as privatizações

No dia 19 de maio, os trabalhadores do Metro de Lisboa fazem 24 horas de greve contra a concessão da empresa a privados, decidida pelo governo PSD/CDS. A 21 de maio, realiza-se uma Marcha contra as privatizações dos transportes sob o lema “Público é de todos – privado é só de alguns”.

Esquerda.net: Metro de Lisboa pára terça-feira, 19 de maio

Trinta e oito organizações de trabalhadores, reformados e utentes subscreveram o apelo para a Marcha Contra as Privatizações dos Transportes, denominada "Público é de todos, Privado é só de alguns", que ocorrerá no dia 21 de maio, pelas 10,30h, com início no Largo Camões.

CGTP-IN: Trabalhadores e utentes na defesa do serviço público de transportes

38 Organizações de trabalhadores, reformados e utentes subscreveram o apelo para a Marcha Contra as Privatizações dos Transportes, denominada “Público é de todos, Privado é só de alguns”, que ocorrerá no dia 21 de maio, pelas 10,30h, com início no Largo Camões.

Fectrans: 21 Maio – trabalhadores e utentes na defesa do serviço público de transportes

Juntar esforços na luta contra o objectivo central do governo, o de privatizar tudo que é público, é também uma forma de defender cada uma das empresas por si, pelo que apelamos aos trabalhadores, aos utentes e aos cidadãos, para que façamos do dia 21 de Maio de 2015, uma forte jornada de luta:

Fectrans: 21 de Maio - Marcha Contra as Privatizações nas Empresas de Transportes

A ferrovia tem futuro em Portugal. Defender esse futuro exige lutar por uma estratégia integrada nas várias vertentes (infraestruturas/manutenção, reparação e construção, circulação, exploração de passageiros e mercadorias, material circulante/manutenção, reparação e construção e segurança ferroviária, transporte de passageiros e mercadorias) sejam devidamente asseguradas numa CP pública, modernizada, ao serviço do país e da economia nacional.

Fectrans: A EMEF pertence ao país e ao caminho-de-ferro