Skip to main content

Comunicação social ameaça não fazer qualquer cobertura das legislativas

Ligado 22-04-2015

A estrutura sindical mostra “preocupação face a uma eventual revisão da lei que ponha em causa a liberdade de imprensa como princípio estruturante da democracia".

Público: Sindicato dos Jornalistas protesta por não ter sido ouvido sobre lei da cobertura das eleições

O presidente da ERC considera que para o regulador manter o seu espaço de diálogo sobre a lei da cobertura eleitoral "é fundamental que sejam os directores dos órgãos de comunicação social a ser ouvidos". E desafia Marcelo Rebelo de Sousa a elaborar uma proposta tendo em conta as suas sugestões para este processo.

Jornal de Negócios: Carlos Magno sugere que jornalistas e directores de informação elaborem proposta para lei da cobertura eleitoral

Representantes dos directores de informação reuniram-se com PS, depois de, na véspera, terem sido recebidos pelos partidos da maioria.

Público: Directores de informação levam à AR críticas à lei de cobertura das campanhas

Processo de alteração da lei ainda "não está fechado", disse o porta-voz dos directores de informação no final de uma reunião com deputados do PSD e CDS.

Rádio Renascença: Directores apresentaram preocupações sobre cobertura jornalística de eleições

Os directores editoriais de 30 jornais, revistas, rádios e televisões consideram que o novo diploma da cobertura do PSD e do CDS continua a ameaçar a liberdade de informação. Reafirmam a disposição para contribuir para quadro legal "democrático".

Jornal de Negócios: Directores editoriais defendem que novo diploma "mantém tentação de impor freio às redacções"

Um grupo de 20 diretores de informação critica o novo projeto de diploma de cobertura eleitoral da maioria PSD/CDS-PP, considerando que, apesar de ter sido eliminada a intenção de controlo prévio, continua a "condicionar a liberdade editorial".

Dinheiro Vivo: Diretores de informação consideram que novo projeto para cobertura eleitoral continua a "condicionar liberdade" editorial

Partido mostra-se contra alterações propostas pela maioria PSD/CDS e diz que o regime em vigor reúne as normas necessárias – só é preciso cumpri-las.

Público: Mudança na cobertura eleitoral é “ataque severo ao regime democrático”, diz PCP

Diploma em elaboração garante liberdade de imprensa e o direito dos portugueses de serem informados, afirma líder parlamentar do CDS.

Rádio Renascença: Maioria quer aprovar nova lei de cobertura eleitoral "nas próximas semanas"

PSD e PP querem diferenciar as obrigações dos meios de comunicação nos períodos de pré-campanha e de campanha.

Rádio Renascença: Maioria tenta consenso sobre cobertura de campanhas eleitorais

Novo diploma elimina as partes mais polémicas, como o visto prévio, e ainda aguarda o aval do PS.

Rádio Renascença: Maioria avança com nova lei de cobertura jornalistica de eleições

Base de trabalho é um projecto do ano passado que estava na gaveta.

Público: PSD e CDS alteram leúi das campanhas eleitorais sem o PS

O facto de o projecto de diploma ser péssimo, não torna menos absurda a actual lei. O mundo, a sociedade e a média mudaram demais só na última década.

Rádio Renascença: Nova lei eleitoral precisa-se

Reacção às afirmações do Presidente da República, que classificou a legislação em vigor como a "lei mais anacrónica que existe".

Público: -Há muita confusão- na interpretação da lei da cobertura eleitoral, diz a CNE

Chefe de Estado diz que teria alterado a lei se estivesse no Governo e a CNE tivesse a interpretação restritiva que está a ter agora.

Rádio Renascença: Cavaco Silva admite que lei da cobertura de campanhas é “anacrónica”

Os directores editoriais de todos os media nacionais de imprensa, rádio e televisão assinaram uma carta de princípios "Pela liberdade de Informação" para a alteração da lei da cobertura eleitoral. O documento será entregue ao Presidente da República, aos partidos, à ERC e à Comissão Nacional de Eleições.

Jornal de Negócios: Directores editoriais juntam-se para alteração da lei da cobertura eleitoral

Reagindo às notícias sobre uma proposta do PS, PSD e CDS, que pretende alterar a forma como a cobertura jornalística das campanhas eleitorais é feita, António Filipe afirmou que o PCP rejeita qualquer iniciativa que legitime a discriminação das forças políticas concorrente nos actos eleitorais ou a restrição das competências da CNE em matéria eleitoral.

PCP: PCP rejeita proposta que limite a cobertura jornalística das campanhas eleitorais

Vinte directores editoriais de meios nacionais de imprensa, rádio e televisão assinam carta de princípios que pede novo enquadramento jurídico antes do início da campanha eleitoral.

Rádio Renascença: A uma só voz, meios de comunicação pedem nova lei da cobertura das campanhas

Responsáveis editoriais de rádios, televisões, jornais e revistas subscrevem documento onde propõem linhas orientadoras para a revisão da lei da cobertura das campanhas eleitorais.

Público: Directores editoriais lançam carta de princípios pela liberdade de informação

A liberdade de imprensa no mundo registou em 2014 os piores resultados da última década. Jornalistas em muitas partes do mundo enfrentaram a deterioração das condições de trabalho, refere o estudo da Freedom House, destacando a má prestação da China e dos Estados Unidos.

Jornal Dinheiro Vivo: Liberdade de imprensa atinge os piores resultados dos últimos dez anos

Patrões dos media acreditam que ainda há tempo para mudar regras até às legislativas. Partidos estão mais interessados em enterrar o assunto.

Jornal Público: Cavaco pede mudança da lei da cobertura eleitoral mas partidos preferem a gaveta

Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) entregou uma proposta legislativa já pronta aos partidos, ao Presidente e aos grupos parlamentares.

Jornal Público: Rádios admitem restrições à liberdade editorial durante a campanha eleitoral

Devem os partidos submeter os programas eleitorais à apreciação da Unidade Técnica de Apoio Orçamental ou ao Conselho de Finanças Públicas? O país só tinha a ganhar se a coisa pegasse.

Pela credibilidade dos programas eleitorais

Reagindo às notícias sobre uma proposta do PS, PSD e CDS, que pretende alterar a forma como a cobertura jornalística das campanhas eleitorais é feita, António Filipe afirmou que o PCP rejeita qualquer iniciativa que legitime a discriminação das forças políticas concorrente nos actos eleitorais ou a restrição das competências da CNE em matéria eleitoral.

PCP rejeita qualquer iniciativa que legitime a discriminação das forças políticas

Os patrões dos media privados consideram que é necessário alterar a lei da cobertura eleitoral mas de forma "flexível", uma opinião partilhada pelo Presidente da República. A Plataforma de Meios Privados sublinha que "não foi tida nem achada" na recente proposta de alteração da lei e vai pedir audições com os partidos.

Patrões dos media não foram "tidos nem achados" na proposta para cobertura eleitoral

Pela liberdade de informação.

A liberdade de imprensa é um direito fundamental.

A liberdade de imprensa é um dos pilares estruturantes da democracia.

Comunicado das direcções de informação na íntegra

Num manifesto, duas dezenas de directores de imprensa, rádios e televisões avisam que irão “até às últimas instâncias” para combater a proposta de cobertura das campanhas eleitorais do PSD, PS e CDS.

Direcções de informação contra “ingerência inaceitável e perigosa”

PSD, CDS e PS iam apresentar esta sexta-feira um diploma para regular a cobertura eleitoral, que obrigava os media a entregar um plano de cobertura prévio. Perante a polémica e ameaça de boicote, os partidos recuam e dizem que nunca houve um texto fechado.

Costa e Portas travam plano de cobertura prévio nas eleições

No grupo de trabalho PSD/CDS/PS está a deputada socialista Inês de Medeiros, que tem defendido a proposta. Costa garante que a sua bancada "nunca apoiará" uma solução que limite as liberdades de informar e ser informado.

Costa rejeita proposta para cobertura das campanhas que PS apoiou

O secretário-geral do PS defendeu esta sexta-feira que o texto subscrito pela vice-presidente da bancada socialista Inês de Medeiros sobre cobertura das campanhas eleitoral "é um mero documento de trabalho" e salientou que "discorda" da solução nele constante.

António Costa "discorda" do documento sobre cobertura das campanhas eleitorais

O primeiro-ministro fez votos para que os partidos parlamentares cheguem a "um entendimento" para que a campanha eleitoral "possa decorrer nas melhores condições".

Passos Coelho sobre os media: "Governo não interfere numa matéria que cabe ao Parlamento"

PS quer consenso, PCP e BE já anunciaram que estão contra a iniciativa do PSD, PS e CDS.

Proposta de cobertura das campanhas em risco de cair

Projecto PSD/CDS/PS põe em causa a autonomia financeira e editorial dos media, afirma São José Almeida.

Presidente do Conselho Deontológico dos Jornalistas classifica proposta de “absurda”

A presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, São José Almeida, considera "inaceitável" a proposta de alteração à legislação sobre cobertura jornalística das eleições, salientando que é uma tentativa de controlo prévio dos trabalhos das redacções.

Presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas contra alterações na cobertura jornalística das eleições

Inês de Medeiros recusa ideia de que há um "visto prévio". E explica que o que há é uma forma de avaliar jornalistas. Mas lembra que plano que veio a público não é o texto definitivo.

PS: Proposta para cobertura dos media é ainda "reflexão"

A deputada do PS que coordenou, do lado do PSD e CDS, as alterações à lei sobre a cobertura eleitoral, diz que se está a fazer uma "leitura totalmente oposta". "Não há maiores restrições; retirámos a maioria das restrições!", garante Inês de Medeiros. O diploma consagra um plano prévio da cobertura eleitoral a entregar pelos media a uma comissão mista.

PSD, CDS e PS têm diploma que exige plano de cobertura eleitoral à comunicação social

Em causa está o projecto de lei do PSD, PS e CDS que quer obrigar os media a apresentar planos prévios de cobertura de campanhas eleitorais a uma comissão mista, antes mesmo de terminar o prazo para entrega das candidaturas. Há sanções pesadas para quem não cumprir.

Comunicação social ameaça não fazer qualquer cobertura das legislativas

O LIVRE/Tempo de Avançar também já considerou tratar-se de um "inaceitável ataque à liberdade de imprensa".

PCP votará contra alterações à cobertura jornalística das eleições