Skip to main content

Greve no Metropolitano de Lisboa

Ligado 21-04-2015
em Lisboa

28 de Abril: Greve Parcial no Metropolitano de Lisboa


A Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações lançou a petição "Por melhores transportes públicos, travar as privatizações na Carris, Metro de Lisboa, Transtejo e Soflusa", que pode ser subscrita online aqui

Petição contra privatização da Carris, Metro, Transtejo e Soflusa

Os trabalhadores da Carris, do Metropolitano de Lisboa, da Transtejo e da Soflusa (responsáveis pelas ligações fluviais no Tejo) anunciaram a realização, a 22 de Abril, em Lisboa, de uma marcha "contra a privatização” daquelas quatro empresas de transportes.

Tribunal arbitral decreta serviços mínimos para greve de quarta-feira na Carris

O Bloco tem mantido, desde a primeira hora, toda a coerência na defesa das empresas públicas de transportes de Lisboa, Carris e Metro. Fomos, aliás, o único partido político que defendeu no seu programa eleitoral, para as eleições autárquicas em Lisboa em 2013, “um modelo de empresa pública com participação mista do Estado e do município de Lisboa”. Por Ricardo Robles.

O Bloco e a defesa da Carris e Metro de Lisboa

A par do lançamento de uma petição na qual defende que “com estas PPP o Estado pagaria mais do que paga hoje, os utentes pagariam mais, os trabalhadores estariam mais precarizados e o serviço de transportes públicos continuaria a perder qualidade e fiabilidade”, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) agendou uma marcha contra a privatização destas empresas para o próximo dia 22 de abril.

Petição e marcha contra privatizações na Carris, Metro de Lisboa, Transtejo e Soflusa

Por forma a prosseguir na sua sanha privatizadora, o Governo tem vindo a apostar na degradação dos transportes públicos, seguindo uma política de desinvestimento e desorçamentação para poder vender a preço de saldo e garantir grandes lucros para os privados. A seis meses do fim do mandato, a maioria de direita acelera todos os processos de alienação de setores estratégicos, essenciais para o desenvolvimento do país, e promove uma ofensiva brutal contra os trabalhadores. Dossier coordenado por Mariana Carneiro.

Privatização dos transportes públicos: Um assalto ao país

Rui Lopes Loureiro foi presidente da Refer e antes de entrar no setor público fez carreira em empresas privadas ligadas aos setores da construção, desenvolvimento de projetos e metalomecânica. É desde janeiro o presidente do conselho de administração da Transportes de Lisboa, que resulta da fusão da Carris Metropolitano de Lisboa e Transtejo, tendo como missão preparar os transportes de Lisboa para a subconcessão que o Governo quer ver feita até ao final do ano.

Rui Loureiro: "Não haverá despedimentos coletivos no Metro, Carris e Transtejo"

Os sindicatos representativos dos trabalhadores do ML, que estiveram reunidos ontem, a analisar o último acórdão sobre os serviços mínimos e decidiram suspender a greve do próximo dia 17, enquanto se mantém a greve parcial agendada para o dia 28. Debateram também os problemas concretos que se prendem com a reestruturação em curso e o processo de privatização que o Governo quer a todo o custo concretizar.

Greve no Metropolitano suspensa no dia 17 e marcada para 28

Os sindicatos representantes dos funcionários do Metropolitano de Lisboa decidiram suspender a greve de sexta-feira, depois de o tribunal arbitral do Conselho Económico e Social ter decretado serviços mínimos durante a paralisação.

Greve de sexta-feira no Metro de Lisboa foi suspensa

Os sindicatos representantes dos funcionários do Metropolitano de Lisboa decidiram hoje suspender a greve de sexta-feira, depois de o tribunal arbitral do Conselho Económico e Social ter decretado serviços mínimos durante a paralisação.

Sindicatos suspendem greve de sexta-feira no Metro de Lisboa

Sindicatos travam protesto.

Suspensa greve do Metro de sexta-feira

O tribunal arbitral do Conselho Económico e Social (CES) definiu esta terça-feira os serviços mínimos para a greve dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa marcada para a próxima sexta-feira, dia 17 de abril.

Greve do Metro: Um quarto dos comboios vão circular esta sexta-feira

Serviços mínimos para a greve de sexta-feira incidem sobre período entre as 7h e as 21h.

Tribunal obriga à realização de 25% do serviço do metro de Lisboa

O transporte de passageiros por via ferroviária aumentou 1,1% e por metropolitano 1,7% no quarto trimestre do ano passado. Pelos aeroportos nacionais passaram mais 9,9% passageiros. Por via fluvial o acréscimo registado pelo INE foi residual.

Mais passageiros nos comboios, metros e aeroportos

Face a um pré-aviso de greve que iria contribuir para que os trabalhadores do Metro e da Carris convergissem na mesma forma de luta, a Fectrans considerou que a decisão do Sitra de entregar um pré-aviso de motu proprio era um “ultimato” que não podia aceitar. Esta atitude revela um sectarismo doentio.

Greve da Carris: O grevista indignado