Skip to main content

Semana Europeia da Mobilidade

Ligado 15-09-2014
em Europa
Categorias: Ambiente

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direcção-Geral do Ambiente e dos Transportes da Comissão Europeia. O objetivo da campanha, de 16 a 22 setembro de cada ano, é incentivar as autoridades locais europeias para apresentar e promover medidas de transporte sustentável e convidar os cidadãos a experimentar alternativas ao uso do carro.

Lisboa assinala Semana Europeia da Mobilidade com passeios e conferências

Passeios e conferências integram de 16 a 22 de Setembro a Semana Europeia da Mobilidade em Lisboa, com actividades em toda a cidade que visam promover meios de transporte alternativos, disse à agência Lusa fonte da organização.

Semana Europeia da Mobilidade 2014

Sob o tema “As nossas ruas, a nossa escolha”, a Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro e a cidade de Lisboa tem já em marcha um conjunto de iniciativas para assinalar mais esta jornada ecológica pela mobilidade sustentável e por uma vida mais saudável nas cidades. No final da semana, dia 22, realiza-se o Dia europeu sem Carros. 

Envolver de forma ativa e consciente os cidadãos como agentes de mudança é o grande objetivo desta edição. Durante toda a semana serão levadas a cabo várias atividades em toda a cidade de Lisboa, nomeadamente no Parque Eduardo VII, na Praça do Campo Pequeno, nos Jardins de Belém e do Museu da Eletricidade, entre outros. 

O extenso programa conta com iniciativas como passeios pedonais e de bicicleta, ações de sensibilização temáticas e conferências, ou atividades ao ar livre para miúdos e graúdos. 

Dia Europeu Sem Carros A fechar a Semana, no dia 22, o Dia Europeu sem Carros constitui um dos momentos altos desta jornada e conta com diversas atividades. 

Das 8 às 10 horas todos estão convidados para uma caminhada entre o Campo Grande e Entrecampos, e a quarta edição da iniciativa “De Bicicleta para o Trabalho - Bike to Work Day” renova a promoção deste meio de transporte como opção sustentável. Na Universidade Lusíada e no ISCTE decorrerão ações de sensibilização e às 18h30, no Martim Moniz, tempo para uma visita guiada à Mouraria.