Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Queres falar? Queres perguntar alguma coisa? É aqui o local! Mais informação sobre sexualidade em /familia/sexualidade.html

Projecto “Relações” - Helen Ainsworth

Projecto “Relações” - Helen Ainsworthfoi criado por Pedro Ferreira

23 Set. 2014 15:38 - 23 Set. 2014 15:40 #12005
Veiou por este meio apresentar o projecto “Relações” que constitua de uma apresentação teatral do forum com fantoches seguida pelo um workshop. “Relações” pretende-se abrir as conversas dentro da sala de aulas relacionadas ao autoestima e bons comportamentos entre pessoas. O projecto foi concebido pela marionetista Helen Ainsworth ( www.doodleesquit.com ) e o encenador de teatro cominidade, Graeme Pulleyn.
Neste momento procuramos autoridades na area de educação sexual e psycologia para aprofundar o investigação e também parceiros financeiros permitindo-nos a promover o projecto “Relações” as escolas do país.

Os origens do projecto “Relações”
O projecto tem por objetivo primária facilitar o debate sobre relações interpessoais na sala das aulas no contexto do educação sexual. A ideia nasceu duma crença profunda que os métodos de teatro de forum junto com os fantoches podem libertar e inspirar os alunos que por norma evitam abordar estes temas por receio de críticas ou por que tem pavor nas intrusões na sua intimidade. Hoje em dia um projecto destes tem alta importancia a mostrar uma opinião alternativa e apresentação das consequencias dos acções numa seqüência logica em frente ao maremoto dos imagens sexualisados do mass media e a barreira dos preconceitos mais conservadores de muitos dos familiares.

Sensibilização do projecto “Relações”
Assim o público alvo do projecto são os mais vulneráveis e desfavorecidas alunos que tem por norma menos auto-estima e confiança. O workshop crie um clima seguro e de confiança mútua onde todos são respeitados e ouvidos. O ambiente onde todas as posibilidades e perguntas são válidas e cada género está valorisado. Está todos presentes convidos a participar, mas permita que só participe quem quiser. Utilizamos uma linguagem inclusiva e não partamos de ideias pré-concebidas e tentamos nunca reforçar estereótipos.

Estrutura de apresentação e do workshop “Relações”
Neste ambíto de inclusão os atores professionais apresentam trés pequenos sketches de fantoches ao grupo. Cada tem tema principal diferente mas todas ligadas ao curIculo de educação sexual no primeiro, segundo ou terceiro cículo dependente da turma participante. Depois de cada apresentação os párticipantes do workshop estão convidados a sugerir maneiras diferentes de terminar o acção. Podem mandar os atores a apresentar ou podem actuar si próprios.
Captação do atenção dos alunos com o projecto “Relações” Normalemente a pisar no palco é um acto de grande coragem, mas fazendo a traz da máscara do fantoche leva muito da inhibação do individuo. Ainda por cima os fantoches da artista Helen Ainsworth chama muito atenção ao público com seu tamanho natural e aspeto audaz. A sua estética é sempre apelativo pelas jovens, criando caracterizações feito com um humor e ternura reproduzindo assim caras facil a identificar do quotidiano e conhecidos.

Conclusões
“Relações” fornece uma única oportunidade de participar e ver uma hIstoria representada teatralmente com fins alternativas inspirando debate e pensamentos. O workshop acaba por ser uma experiencia muito forte e memorável. O teatro tem o poder de tocar na alma do público e mover emoções produndas. Os alunos e professores que compartilham em “Relações” ficam com os debates nas corações e com uma excellente mémoria das horas passadas na “fantocheira”.

Se tem interesse em colaborar no projeto “Relações” como psicologo/a ou autoridade na area de educação sexual ou ser parceiro financeiro, ou quer programar umas sessões, é favor de nos contacte pelo email - boxobits@hotmail.com

Agradeço a sua atenção, com os melhores cumprimentos,

Boxobits - Helen Ainsworth
www.doodleesquit.com
Web portfolio for Helen Ainsworth
Ultima edição : 23 Set. 2014 15:40 por Pedro Ferreira.
Moderadores: Alice Costa
Tempo para criar a página: 0.319 segundos