Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Valor da pensão

Valor da pensãofoi criado por Pedro Ferreira

10 Jan. 2017 13:37 - 10 Jan. 2017 18:20 #16503
(José) - Agradeço me informem qual a razão que levou a que a minha pensão de reforma que recebo mensalmente tivesse sido neste mês de Janeiro de valor inferior ao habitual.
Obrigado e os meus cumprimentos,
Teixeira de Barros
Ultima edição : 10 Jan. 2017 18:20 por Pedro Ferreira.

Por favor Iniciar sessão para se juntar à conversa.

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Valor da pensão

10 Jan. 2017 18:16 - 02 Dez. 2023 12:18 #16506
O Governo anunciou um aumento nas pensões em 2017, mas na realidade elas baixaram de valor relativamente a 2016, surpreendendo os reformados que contavam com um valor maior e não menor na conta bancária.

Como é isso possível? O culpado desta “magia de desaparecimento” chama-se duodécimos.

Novo regime de pagamento do subsídio de Natal

De 2013 a 2016 o subsídio de Natal dos pensionistas foi pago todos os meses divido em duodécimos (1/12 em cada mês).

Em 2017 as regras mudaram: só metade do subsídio de Natal é pago em duodécimos, em vez da totalidade. A outra metade é paga no final do ano, em dezembro.

Assim, um pensionista recebe menos mensalmente em 2017, mesmo com o aumento nas reformas, mas mais no final do ano (quer na totalidade do ano, quer no valor recebido no mês de dezembro).

Exemplos práticos de mudanças na reforma

Para ajudar à compreensão deste cenário, o Governo divulgou exemplos práticos do pagamento das reformas .
Ultima edição : 02 Dez. 2023 12:18 por Pedro Ferreira.

Por favor Iniciar sessão para se juntar à conversa.

Tempo para criar a página: 0.313 segundos