Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Trabalho ao fim-de-semana

Trabalho ao fim-de-semanafoi criado por pvlucas

30 Ago. 2012 09:56 #5595
sou fisioterapeuta do ex-quadro da função pública desde 2007, a fazer 35h semanais com horário fixo nos dias úteis. Em 2010 recebemos ordem para iniciar trabalho aos feriados e fins-de-semana, com a respetiva compensação remuneratória e descanso. No entanto não nos foi dada hipótese de rejeitar este trabalho aos feriados e fins-de-semana. Gostaria de saber se sou obrigado ou se o posso rejeitar.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Trabalho ao fim-de-semana

30 Ago. 2012 15:36 - 07 maio 2023 18:57 #5602
Caro/a pvlucas, boa tarde.

O trabalhador em geral, aquele cuja relação laboral é regulada pelo Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) e que tem um regime contratual individual, ou seja, que não é regido por um instrumento de regulamentação coletiva do trabalho, tem o direito de recusar qualquer alteração do horário acordado aquando contratação. Ver número 4 do Artigo 217.º - Alteração de horário de trabalho em sabiasque.pt/codigo-trabalho/1305-artigo...rio-de-trabalho.html

O artigo 135 relativo à alteração do horário de trabalho da Lei 59/2008 de 11 Setembro que aprova o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas diz que, tratando-se de alterações com duração superior a uma semana, "Não podem ser unilateralmente alterados os horários individualmente acordados." e que "Todas as alterações dos horários de trabalho devem ser fundamentadas e precedidas de consulta aos trabalhadores afetados, à comissão de trabalhadores ou, na sua falta, à comissão sindical ou intersindical ou aos delegados sindicais e ser afixadas no órgão ou serviço com antecedência de sete dias, ainda que vigore um regime de adaptabilidade.". Acresce, ainda, que "As alterações que impliquem acréscimo de despesas para os trabalhadores conferem o direito a compensação económica.".

Está no seu direito recusar, sim, mas se trabalha neste "novo horário" (o que inclui feriados e fins-de-semana) desde 2010, isto implicou aceitação na altura em que recebeu a ordem, pelo que será difícil, decorridos dois anos e meio, contestar e "voltar atrás", às "35h semanais com horário fixo nos dias úteis.". Caso decida refutar a ordem, sugerimos-lhe que consulte um advogado que o poderá ajudar a preservar os seus direitos e a proceder conforme a lei estipula.
Ultima edição : 07 maio 2023 18:57 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.288 segundos