Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

horario de trabalho - de susana pereira

horario de trabalho - de susana pereirafoi criado por Pedro Ferreira

30 Jun. 2012 11:45 #5037
Bom dia
Trabalho como efetiva 15 horas de 2ª a 6ª, sendo o sábado um extra.Agora cortam esse extra e exigem que trabalhe sábado.Quem trabalha o dia inteiro,compesam trabalhando menos uma hora diária. Como eu só trabalho a manhã, não me dão nenhuma conpensação horária, o que equivale trabalhar 18 horas semanais incluindo sábado.Podem fazer isto?
Agradeço o vosso esclarecimento.
Obrigado
Susana

Respondido por Beatriz Madeira no tópico horario de trabalho - de susana pereira

06 Jul. 2012 17:37 - 06 Jul. 2012 17:40 #5104
Cara Susana Pereira, boa tarde.

No caso de haver um contrato individual de trabalho, se não houver o acordo do trabalhador, a alteração do horário de trabalho feita exclusivamente pelo empregador é "ilegal".

Os benefícios em vigor na empresa devem ser aplicados a todos os trabalhadores, independentemente do tipo de horário acordado.

No Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) a "Alteração de horário de trabalho" vem descrita no artigo 217.º e as "Condições de trabalho a tempo parcial" no artigo 154.º.

Pode consultar o Código do Trabalho supracitado em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/644-codigo-do-trabalho-online-12-de-fevereiro-de-2009-actualizado.html

Nota: Se houver uma regulamentação específica do setor, um contrato coletivo de trabalho ou um regulamento interno da empresa que regulem de forma diferente o Código do Trabalho pode não se aplicável, depende da situação.
Ultima edição : 06 Jul. 2012 17:40 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.270 segundos