Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

legalidade de Progenitores com o mesmo horário laboral

Horário de trabalho coincidente entre ambos os progenitoresfoi criado por Zoltan1983

21 Fev. 2018 17:00 #18770
Eu e a minha esposa trabalhamos ambos em instituições hospitalares, diferentes, mas ambos por turnos, inclusive fazemos noites e temos uma menor de 6 anos a nosso cargo!
Até agora temos tido turnos desenquadrados, mas não existe muita facilidade por parte das chefias! ao ponto de recorrer ao forum para uma situação caricata que esta a acontecer neste momento!
Uma colega do meu serviço que pretende vir para o meu turno (para evitar ter o mesmo turno do marido que também trabalha por turnos em outra instituição, afirmando que possui o direito) revejo-me na pele dela, mas para isso acontecer tem que um dos meus colegas ou eu mudar de turno por sorteio, ido eu para o turno dela implicando fazer o mesmo turno da minha esposa! até que ponto existe legalidade neste aspecto!? a chefia afirma que a pessoa requereu algo e que tem legitimidade!

Existe alguma lei que me faça valer, visto que a pessoa em causa esta a requerer o mesmo que eu deveria ter direito!?

Numa pequena pesquisa pelo Sabias que apenas encontrei isto:

- Artigo 27 codigo trabalho (lei 7/2009) de Fevereiro: o empregador deve proporcionar ao trabalhar condições de trabalho que favoreçam a conciliação da actividade profissional com a vida pessoal e familiar:

Artigo 212 do codigo de trabalho (Lei 7/2009) de fevereiro: na elaboração do horario de trabalho o empregador deve facilitar ao trabalhador a conciliaçã da actividade profissional com a vida familiar;

Artigo 26 - regras contráiras ao principio da igualdade e não discriminação;

não sei se algo disto se aplica! gostaria que me fosse prestada ajuda

Respondido por Zoltan1983 no tópico legalidade de Progenitores com o mesmo horário laboral

21 Fev. 2018 17:05 #18771
Eu e a minha esposa trabalhamos ambos em instituições hospitalares, diferentes, mas ambos por turnos, inclusive fazemos noites e temos uma menor de 6 anos a nosso cargo!
Até agora temos tido turnos desenquadrados, mas não existe muita facilidade por parte das chefias! ao ponto de recorrer ao forum para uma situação caricata que esta a acontecer neste momento!
Uma colega do meu serviço que pretende vir para o meu turno (para evitar ter o mesmo turno do marido que também trabalha por turnos em outra instituição, afirmando que possui o direito) revejo-me na pele dela, mas para isso acontecer tem que um dos meus colegas ou eu mudar de turno por sorteio, ido eu para o turno dela implicando fazer o mesmo turno da minha esposa! até que ponto existe legalidade neste aspecto!? a chefia afirma que a pessoa requereu algo e que tem legitimidade!

Existe alguma lei que me faça valer, visto que a pessoa em causa esta a requerer o mesmo que eu deveria ter direito!?

Numa pequena pesquisa pelo Sabias que apenas encontrei isto:

- Artigo 27 codigo trabalho (lei 7/2009) de Fevereiro: o empregador deve proporcionar ao trabalhar condições de trabalho que favoreçam a conciliação da actividade profissional com a vida pessoal e familiar:

Artigo 212 do codigo de trabalho (Lei 7/2009) de fevereiro: na elaboração do horario de trabalho o empregador deve facilitar ao trabalhador a conciliaçã da actividade profissional com a vida familiar;

Artigo 26 - regras contráiras ao principio da igualdade e não discriminação;

não sei se algo disto se aplica! gostaria que me fosse prestada ajuda

Respondido por Beatriz Madeira no tópico legalidade de Progenitores com o mesmo horário laboral

03 Abr. 2018 17:53 #19053
Ambos têm razão e direitos iguais, só que a colega "reclamou" os dela e você não... Deixamos-vos a sugestão de que falem com a ACT, a CITE e a CIG (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ) para saberem o que fazer e como fazer, de forma a não ficarem prejudicados.
Tempo para criar a página: 0.282 segundos