Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Banco de Horas

Banco de Horasfoi criado por mop59136

12 Jul. 2017 00:04 #17451
Boas eu tenho um contrato de 40h semanais e funciono com um banco de horas. O meu horario de trabalho actualmente é de 40h e trabalho numa clinica, por vezes não há consultas e mandam-me para casa, outras vezes só faço 6 horas em vez das 8 porque já não há mais nada a fazer. Isto já acontece algum tempo , agora o meu empregador diz-me que estou a dever ao banco de horas cerca de 100 horas. Será isto legal?, Será que eu agora sou obrigado a compensar estas 100 horas. Ele diz que eu estou a dever á empresa 100 horas e agora quer que eu trabalhe fora de horas para as compensar. Será isto possível?
Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Banco de Horas

21 Ago. 2017 16:10 #17574
Acabámos de dizer a uma utilizadora que "há muitos empregadores a abusar do banco de horas"... e a mesma ideia lhe transmitimos aqui.

As horas não trabalhadas ficam em "crédito", assim como as horas extra trabalhadas, mas será que a aplicação desse crédito se faz mesmo da forma que descreve? O banco de horas serviria para beneficiar os trabalhadores e não para os prejudicar, ou seja, mesmo que houvesse uma acumulação de horas em tempos de necessidades para o empregador, o banco de horas serviria como crédito para o trabalhador que, tendo feito horas suplementares, acumuladas em banco de horas, pudesse usufruir de "folgas" extraordinárias por ter horas acumuladas.

Para além de lhe recomendarmos a leitura dos artigos em baixo, também lhe deixamos a sugestão de que contacte a ACT para obter um "parecer legal" quanto à questão que coloca.

- sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...igo-do-trabalho.html
- sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-banco-de-horas.html
Tempo para criar a página: 0.318 segundos